DANILO UCHA | Mais um programa de apoio à ovinocultura no Estado

A prefeitura de Pinhal da Serra aderiu ao movimento que incentiva a criação de ovinos como uma alternativa rentável para pequenos produtores rurais e adquiriu 909 ovelhas da raça Texel, em Santana do Livramento, e começou a distribuí-las para produtores locais. Neste primeiro momento, 27 produtores receberam de 30 a 35 matrizes, encarneiradas ou inseminadas, para iniciar o Programa de Ovinocultura do município. O objetivo é que, em dezembro, os cordeiros estejam prontos para o abate. Segundo Marcio Aurélio Rubert de Vargas, secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Pinhal da Serra, a orientação é que 100% das fêmeas nascidas sejam retidas para incremento do rebanho, especialmente as que parirem gêmeos, uma das características da raça.

Ovinocultura II

A prefeitura já está negociando a venda dos cordeiros para os frigoríficos da VPJ, em São Paulo, e Castrolanda, no Paraná. As ovelhas foram adquiridas dos criadores David Fontoura Martins, Claudino Loro e Cláudio da Fontoura Arteche, de Santana do Livramento. O programa visa a dar uma opção econômica para as propriedades rurais que têm em média 30 hectares. “Temos produtores de leite enquanto a pecuária de corte não é viável pelo tamanho das propriedades. A ovinocultura se encaixa bem nas necessidades locais”, diz o secretário Vargas. A opção pela raça Texel se deve a ser do tipo carne, precoce e rústica. Por serem grandes e valentes, também têm mais chances de sobreviver aos ataques de pumas que existem na região.

Agronegócio

O 13º Congresso Brasileiro do Agronegócio da  Associação Brasileira do Agronegócio debaterá as políticas públicas em relação aos principais temas das cadeias produtivas do setor: desenvolvimento sustentável, competitividade, orientação e mercados, segurança jurídica e governança institucional. Evento acontecerá no dia 4 de agosto, em São Paulo, e terá ainda a divulgação de uma pesquisa de opinião inédita dos brasileiros em relação ao agronegócio, além de discussão sobre as novas mídias e o setor agrícola.

Prêmio nacional

O projeto de um grupo de estudantes do Rio Grande do Sul foi o grande vencedor da etapa nacional do Social Innovation Relay, programa que destaca ideias de inovação social entre jovens e é fruto da parceria entre a Junior Achievement e a HP. O prêmio principal coube à equipe Kanguru, formada por alunos do Colégio Bom Conselho, de Porto Alegre, que propõe a criação de um aplicativo que traduz oralmente a linguagem de sinais, usada por portadores de deficiências audiovisuais. Integram o grupo vencedor os alunos Amanda Rodrigues, Natacha Bailly, Lara Wayne e Isabel Becker. A segunda colocação ficou com São Paulo, e a terceira coube ao Rio de Janeiro.

Marprom

A Marprom Comunicação e Marketing encerrará o primeiro semestre de 2014 com festa: três prêmios na regional Sul do Globes 2014 promovido pela Associação de Marketing Promocional (Ampro) e o retorno de Melissa (Mel) Maestri para atuar na área comercial. Mel retorna depois de oito anos em outras empresas.

Samsung

Com 12m2 e em formato de franquia, a rede de quiosques da Samsung inaugura no Moinhos Shopping trazendo todo o portfólio móvel da empresa. A operação contempla smartphones, celulares, tablets, notebooks e câmeras digitais, além de promover a convergência entre os itens e oferecer um serviço de consultoria e experimentação aos clientes.

O Dia

  • A economista Patrícia Palermo será a palestrante do café da manhã do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e de Peças e Acessórios para Veículos-RS, às 8h, na avenida Paraná, 2.435. Sobre as eleições de outubro.
  • A Amcham Porto Alegre promove, às 8h, no Amcham Business Center (rua Dom Pedro II, 861 – 8º andar), palestra do diretor de Incorporações da Melnick Even, Marcos Colvero, e de Mário Jorge Mendonça, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), sobre Bolha Imobiliária no Brasil.
  • Gestão de mudanças será o tema de encontro na Totvs (rua Silva Jardim, 350), às 8h30min, com palestra do diretor da Entera Competências Pessoais, Luis Juan Castagnini.
  • Comissão de Assuntos Municipais fará audiência pública, às 9h30min, na Assembleia Legislativa, sobre extração de areia no rio Jacuí, os reflexos da judicialização, o presente e o futuro da mineração no Estado e a destinação dos depósitos de areia.
  • Às 10h, na Assembleia Legislativa, reunião contra a liberação de drogas no País.
  • A FEE divulgará o desempenho das exportações RS, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691.
  • A Câmara Brasil-Alemanha realizará almoço, às 12h, no Plaza São Rafael, com palestra do presidente da CMPC Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes. 
  • O advogado José Carlos Teixeira Giorgis vai falar sobre direito de família dialógico, os danos colaterais e a família na guerra, às 12h, no Instituto dos Advogados, na travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar.
  • Encontro da Unimed Porto Alegre sobre prevenção de quedas, às 14h30min, no Unifácil, avenida Farrapos, 1.602.
  • O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior vai divulgar os dados da balança comercial da terceira semana de junho, às 15h.
  • A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico divulgará a 1ª Edição do Programa Les Docotoriales-RS, às 14h30min, no  Galpão Crioulo, Palácio Piratini.
  • Hoje e amanhã, encontro sobre como investir, na MB Private, às 19h. Inscrições em (51) 3014-9130 e contato@mbprivate.com.br.
  • Abertura da exposição da Genuinaobra, às 20h, na rua Germano Petersen Jr., 508, com obras de 11 artistas selecionados pela incorporadora Samrt!.
  • A Câmara Municipal de Porto Alegre entregará o título de Cidadão de Porto Alegre a Sanchotene Felice (PSDB), às 19h, proposição do vereador Mário Manfro (PSDB).

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 24/06/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *