DANILO UCHA: Mais um fator de perda de competividade

Mais um fator de perda de competividade

UFFIZI/DIVULGAÇÃO/JC

Fábio Raimundi, da Pactum

Fábio Raimundi, da Pactum

É preciso cuidado com os lucros e rendas auferidos no exterior. A tributação atual carece de definição que garanta segurança jurídica para tais operações. De acordo com Fábio Raimundi, especialista da Pactum Consultoria Empresarial, o tratamento que está se dando à matéria pune o investidor e vai de encontro ao regime adotado pelos demais países, já que só o Brasil insiste em tributar esse tipo de receita, adicionando-a ao lucro líquido e exigindo que a empresa nacional adicione o rendimento da coligada na hora de calcular o seu imposto. “Com essa sistemática, a lei brasileira alcança exatamente o resultado da controlada ou coligada, que é protegido pelos acordos, afetando a competitividade frente ao mercado externo. Dessa forma, é importante que sejam feitas proposições e estudadas maneiras de ajustar esse tipo de distorção”, explica Raimundi.

Leite

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo de São Paulo intermediou reunião da Fetag-RS e Fetraf-RS, em São Paulo, com Ricardo Sayeg, administrador judicial da LBR, empresa láctea em processo de recuperação judicial, em defesa de quatro mil agricultores familiares, produtores de leite, que não receberam valores correspondentes à produção que entregaram. A Fetag-RS foi representada por seu vice-presidente, Carlos Joel da Silva, e a Fetraf-RS pela coordenadora Cleonice Back. Sayeg prometeu “não medir esforços para buscar alternativas de resolução”.

Direito Constitucional

Um dos papas do Direito Constitucional, o português José Joaquim Gomes Canotilho, virá pela primeira vez a Porto Alegre, a convite do Instituto de Estudos Tributários. Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, onde é professor titular, Canotilho  realizará  conferência de abertura do  XIX Simpósio de Direito Tributário, dias 27 e 28 de novembro, na Pucrs. O jurista, um dos autores da  Constituição de Portugal, é um crítico da ampliação do controle do Poder Judiciário sobre os demais poderes, principalmente na esfera da efetivação de direitos que dependem de políticas públicas, o que se convencionou chamar de ativismo judicial.

45 anos

O escritório gaúcho especializado em Propriedade Intelectual – Guerra IP – está completando 45 anos de atuação neste mês de novembro. Iniciado por Clovis Sales Pereira e Elias Marcos Guerra na década de 60, hoje é liderado por Alberto Guerra e Cristina Guerra em conjunto com os sócios Ricardo Pinho, Diego Vieira e Patrícia Lusoli, da filial do Rio de Janeiro.

Aceleração

As empresa u.Move.me, Estarte.Me e WOW criaram projeto pioneiro de aceleração corporativa para novas pequenas empresas inovadoras. Oferece oportunidade aos  novos empreendedores, principalmente para aqueles que só tem a ideia na cabeça. Inscrições através do hotsite http://umov.me/labs até 10 de dezembro.

Sem água

Falta de cortesia e de espírito colaborativo do Santander Cultural aos que tentaram usar seus banheiros na Feira do Livro, no sábado. O porteiro, devidamente instruído, informava que o prédio estava sem água.

Vagas

O supermercado Carrefour abriu 100 vagas para recepcionistas de caixa, operadores de loja, agentes de prevenção de perdas, frentistas, auxiliares de drogaria, promotores de serviços financeiros, auxiliares de perecíveis e vendedores. Os interessados podem comparecer à unidade de Recrutamento e Seleção, na avenida Bento Gonçalves,  5.050, até dia 14, às 8h30min.

Correção

As declarações sobre o Cais Mauá, publicadas na edição do dia 7, foram erroneamente atribuídas à presidente da empresa, Julia Costa. Ninguém da empresa falou sobre o andamento do projeto.

O Dia

  • Oscar Schmidt, ex-seleção brasileira de basquete, estará em Novo Hamburgo. Falará para Tintas Killing e Rádio União FM, no Teatro da Feevale.          
  • A diretora da Buffon, Martins Consultoria, Marta Buffon Martins, palestrará em café, às 8h, na Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis.
  • A CDL-Poa, o Sindilojas e o Sindicato da Gastronomia e Hotelaria explicarão parceria para decorar Porto Alegre no Natal, às 9h, na rua Barros Cassal, 180/801.
  • O Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre realizará almoço, às 12h, no CTG da Câmara Municipal.
  • A advogada Isabel Chiarello Cochlar falará sobre adoção, às 12h, no Iargs, travessa Acelino de Carvalho, 21, 4º andar.
  • A FEE divulgará, às 14h, no Santander, o Seminário Panorama Socioeconômico e Perspectivas para a Economia Gaúcha, organizado por Adalmir Antonio Marquetti, Walter Arno Pichler, Miriam de Toni, Martinho Roberto Lazzari e Cecília Rutkoski Hoff.
  • Por indicação do vereador João Carlos Nedel, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre fará sessão solene, às 17h, para homenagear os 80 anos da Ufrgs.
  • A Bueno Imóveis reunirá corretores do Litoral, às 17h, no Galpão Crioulo do Capão da Canoa Futebol Clube, sobre o empreendimento Yoo Metropica, em Miami.
  • O advogado e professor da Pucrs Daniel Ustárroz autografará o livro Responsabilidade Civil Por Ato Lícito, às 18h, no Memorial do RS.
  • O Conselho Regional de Economia-RS realizará encontro, às 18h30min, no hotel Plaza São Rafael, sobre empreendedorismo, com o economista Dalton Schmitt Junior, da CRP, e o empresário Julio Fante, da Fante Bebidas.
  • Lançamento e autógrafos do volume 2 do livro Grandes momentos do rádio gaúcho, de Benedito Saldanha, na Feira do Livro.
  • O Lama Padma Samten será o palestrante do Agapan Debate, no Plenarinho da Assembleia Legislativa. Às 19h, entrada franca.
  • Entrega do Prêmio Assespro-RS 2014 e posse da diretoria, em coquetel, às 19h, no Theatro São Pedro, com apresentação do Grupo Tholl.
  • Abertura da exposição Doações de Luiz Carlos Lisboa, às 19h, na Pinacoteca Ruben Berta, na rua Duque e Caxias, 973.
  • Gustavo Espindula receberá convidados para inauguração da loja de iluminação Essencial, às 19h, na avenida São Pedro, 1.435.

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 11/11/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *