DANILO UCHA | Imposto na nota

Alto padrão de ônibus urbano

A fabricante de ônibus Marcopolo, de Caxias do Sul, já mandou cerca de 2 mil ônibus para o sistema de transporte coletivo urbano de Santiago do Chile. Na semana passada, entregou mais 35 veículos Gran Viale para a empresa Subus, que atua no sistema de transporte Transantiago, segundo informação de Ricardo Portolan, gerente de operações comerciais no mercado externo. Todos estão em conformidade com o novo padrão estabelecido pelo Ministério dos Transportes do Chile, que proporciona benefícios para os usuários em termos de facilidade para embarque e desembarque, maior agilidade e conforto. As alterações consistem na instalação de seis câmeras de monitoramento, duas poltronas preferenciais para obesos, cabine de proteção para o motorista, duas cores para o conjunto de poltronas dos passageiros e duas portas de acesso pelo nível inferior do lado esquerdo do ônibus.

Imposto na nota

Os comerciantes estão reclamando contra a obrigatoriedade de citar os impostos nas notas fiscais que começará dia 8 de junho. Dizem que será difícil cumprir. Mas a aprovação da medida é generalizada, pois, como diz Arthur Ferreira Neto, presidente do Instituto de Estudos Tributários, ela contribui para a maior transparência sobre as políticas fiscais e faz as pessoas conheceram a carga tributária sobre produtos e serviços, possibilitando comparação com os serviços que recebem dos governos em troca do imposto que pagam. A lei deveria ter entrado em vigor em junho de 2013 e foi adiada para que os empresários se adequassem. As multas serão aplicadas pelo Procon.

Cub

O Sinduscon-RS divulgou o custo unitário básico (Cub) do metro quadrado de construção em maio. Os materiais que mais aumentaram de preço foram porta lisa para pintura (2,49%) e janela de correr tamanho 1,20m x 1,20m em ferro, 2,44%. Os que mais diminuíram foram azulejo 30cm c 40cm, -2,46%, e bloco de concreto sem função estrutural 19cm x 19cm, -2,34%.

Táxis

Cerca de 600 táxis de Porto Alegre já estão operando com a máquina da Vero, sistema de pagamento da Banrisul Cartões, que aceita Visa, MasterCard, VerdeCar e Banricompras. O banco está com atendimento exclusivo aos taxistas interessados em adotá-la, desde ontem, na sede da EPTC (avenida Erico Verissimo, 05).

Jacuí

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam) contestou a preocupação do Sindibritas e da Agabritas com as possíveis consequências para o setor areeiro da implantação do Plano de Manejo do Delta do Jacuí. “As restrições em relação ao licenciamento da extração de areia no rio Jacuí estão sendo cumpridas pela Fepam nos exatos termos da decisão governamental proferida pela Justiça Federal”, esclareceu a Fepam.

Vinho Fasolo

A Fasolo, indústria coureiro-calçadista de Bento Gonçalves, está comemorando 75 anos e lançou um vinho especial em homenagem a seu fundador, Guilherme Fasolo, vindo da Itália para o Brasil, em 1891, e criador da empresa em 1917. Trata-se de um Cabernet Sauvignon 2009 elaborado na vinícola Larentis, do Vale dos Vinhedos, sob supervisão de um especialista em vinhos, José Alberici. Renan Proença, presidente da Fasolo, observa que é um vinho de qualidade à altura do pioneiro, tinto seco, de cor rubi-violeta intenso, complexidade aromática de frutas vermelhas maduras, café e chocolate, com toques de baunilha da passagem pelo carvalho que André Larentis possui na adega e que proporcionam um paladar rico, pleno e harmonioso, elegante e bem equilibrado.

Lixo

A Natural Ambiental criou uma campanha de doação de lixeiras para a prefeitura, tendo como contrapartida a propaganda nos coletores, e não encontrou interessados. Sem patrocinadores, o projeto não vai andar.

Condomínio com vinho

O condomínio de luxo Reserva Cacupé, em Florianópolis, inovou, criando um clube do vinho, em parceria com a Distribuidora Decanter, e agora lançou dois vinhos, com a vinícola Quinta da Neve, de São Joaquim, uma das pioneiras dos vinhos de altitude em Santa Catarina, fundada pelo jornalista Acari Amorim, em 1999. São o Cabernet Sauvignon que recebeu o primeiro lugar na degustação da Vinho Magazine e o Sauvignon Blanc Medalha de Ouro no Concurso Mundial de Bruxelas. O condomínio é da Incorporadora Kiwi, de Jim Jessep.

Mais imposto

Primeiro levantamento do projeto Sescon-RS/Pucrs sobre impostos constatou que cada brasileiro pagou, em 2013, em média, R$ 464,83 por mês ao fisco federal. Ou seja, quase 70% de um salário mínimo vigente.

O Dia

  • Começará a circular a revista Voto de junho. Na capa, Flávio Dino (PCdoB), que quer acabar com a dinastia Sarney no Maranhão.
  • Oskar Coester palestrará, às 9h30min, no Teatro Dante Barone, sobre sua invenção, o Aeromóvel, que funciona junto ao aeroporto Salgado Filho.
  • TozziniFreire Advogados e a PwC Brasil realizarão encontro sobre a Lei Anticorrupção e Compliance, à avenida Carlos Gomes, 222, térreo. Às 9h, Renata Muzzi Gomes de Almeida, falará sobre a lei; depois, Jerri Ribeiro, sobre crimes econômicos; Roberto Pierri Bersch, sobre os reflexos nas relações de trabalho; e Luis Renato Ferreira da Silva, sobre a responsabilidade dos administradores.
  • Audiência pública na Assembleia Legislativa, às 9h30min, para debater a necessidade de novas bases legais para regulamentação da criação de novas regiões metropolitanas no Estado.
  • As Câmaras de Dirigentes Lojistas do Vale do Sinos discutirão a criação de uma Universidade Federal na região, às 11h30min, na sede da CDL de Novo Hamburgo.
  • Acontecerá, em Cruz Alta, a 3ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio. No Centro de Eventos CCGL, às 13h30min. O presidente da Simbiose Agro, Marcelo de Godoy Oliveira, apresentará seu case ganhador do prêmio Vencedores do Agronegócio 2013.
  • Consulado da Austrália oferecerá coquetel, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana, com o cônsul geral da Austrália Kym Fullgrabe e comitiva de novos negócios da Austrade – Australian Trade Commission.

 

Fonte: Jornal do Comércio | Michele Rolim

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 03/06/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *