DANILO UCHA: Gado não falta, falta preço

Gado não falta, falta preço

MARCO QUINTANA/JC

Há uma guerra pela carne no Estado

Há uma guerra pela carne no Estado

Preocupados com a possibilidade de o Grupo Marfrig fechar três frigoríficos no Rio Grande do Sul — Alegrete, Bagé e São Gabriel —, os pecuaristas gaúchos estão fazendo reuniões em busca de soluções para o impasse. A indústria paulista alega falta de gado e dificuldades para operar em função do peso dos impostos e da dificuldade para concessão de licenças ambientais, entre outros 14 ítens. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, está tomando a iniciativa de solicitar uma reunião com os dirigentes nacionais do grupo, cuja sede é São Paulo, para, segundo ele, definir “se eles querem ficar no Rio Grande ou se o fechamento é uma decisão estratégica da empresa diante de dificuldades conjunturais alheias ao Estado”. No caso de o grupo querer mesmo sair do Estado, “procuraremos outra solução”, disse Sperotto. Os produtores garantem que, ao contrário do alegado, há boa oferta de animais, o problema é preço, pois o Marfrig não quer pagar o que os demais, especialmente o JBS, estão pagando. A reunião, se sair, será na próxima semana.

Kátia Abreu na CNA

O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Francisco Pires Teixeira, único líder rural gaúcho a externar publicamente sua posição contrária à reeleição da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) na presidência da Confederação Nacional da Agricultura, o que ocorreu na semana passada, em Brasília, ratificou seu posicionamento. Disse que não considera encerrada a polêmica. “Entendemos que esta posição não observa a realidade dos fatos. Em primeiro lugar, porque não houve uma segunda chapa que articulasse o pensamento dos produtores rurais  da oposição  interna, portanto a eleição não refletiu a totalidade do pensamento interno da classe rural. E, em segundo lugar, porque as recentes posições de Kátia Abreu a colocam  como aliada objetiva de  grupos como o MST, que ela sempre combateu”, mandou dizer Teixeira. E concluiu: “Respeitamos a decisão estratégica da Farsul em participar da chapa, de forma a influir de algum modo nas decisões futuras da CNA. Mas no que nos diz respeito, conservaremos nossa decisão de contestação a esta presidência, no que, diga-se de passagem, representa o pensamento  de diversos presidentes  de sindicatos rurais em todo o Rio Grande do Sul  e no  Brasil.”

Kátia II

A presidente reeleita também mandou nota sobre seu futuro mandato. “O tempo está sempre criando novos desafios e a CNA mantém-se atenta à pauta específica de proteção dos interesses dos produtores rurais. Entre os temas prioritários para o setor nos próximos anos estão uma política agrícola de longo prazo, as questões trabalhistas, a logística com foco nas hidrovias e ferrovias, a abertura de novos mercados via acordos internacionais e um novo modelo de registro de agroquímicos que garanta segurança com menos burocracia.”

Rússia

Há uma grande euforia entre os pecuaristas com o anunciado ingresso da Rússia no mercado brasileiro de alimentos, principalmente carne, diante dos problemas que enfrenta com os demais fornecedores mundiais em função da crise na Ucrânia. Mas o pessoal tem que pensar que, se forem feitos negócios, a carne comprada só poderá ser embarcada a partir de maio de 2015. Até lá, os portos russos estão com dificuldades pelo gelo do inverno. A Associação Brasileira dos Exportadores de Carne confirmou que 89 frigoríficos foram habilitados a exportar. Quem já está faturando são os produtores de suínos. A Associação Brasileira de Proteína Animal informou que o volume de carne suína exportada para a Rússia alcançou 17 milhões de toneladas em setembro, um aumento de 76,7% na comparação com igual mês de 2013. Em receita, a alta foi de 172,87%, com faturamento de US$ 87,87 milhões no período.

Anselmi

Um novo momento na decoração do comércio de Gramado vai iniciar, amanhã, sexta-feira, quando a malharia Anselmi – Ambicione, irá apresentar suas vitrines de Natal, concebidas pela designer de interiores Marlene Prawer Peccin. Numa das esquinas mais tradicionais da cidade – Borges de Medeiros com Senador Salgado Filho.

Nova feira

Júlio Viana, presidente da Fenin Feiras, vai realizar novo evento, em 2015, em Bento Gonçalves. Será o Salão Lingerie Brasil Sul 2015 na Fenin Fashion 2015.

O Dia

  • O Sinmetal promoverá, hoje e amanhã, o curso Desenvolvimento de Analistas de Treinamento e Desenvolvimento, com Iara Tapia de Souza. Inscrições: http://www.sinmetal.com.br/sinmetal/cursos.asp
  • Até domingo, comemorações de um ano da academia Bodytech em Porto Alegre. Há degustação de sorvetes, açaí, barras energéticas, frutas, massagens terapêuticas e embelezamento para mulheres, na rua Silva Jardim.
  • A Fundação Escola Superior de Direito Tributário realizará o XIII Congresso de Direito Tributário em Questão, até dia 25, em Gramado, Hotel Serra Azul.
  • A Fundação de Economia e Estatística divulgará, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691, exportações gaúchas em setembro.
  • O cônsul-geral dos Estados Unidos Dennis Hankins estará em almoço do Zulmar Neves Advocacia e Amcham, às 11h, no Samuara Hotel, às 11h, em Caxias do Sul.
  • Biodiesel será o tema de Erasmo Carlos Battistella, diretor da BSBios Energia Renovável, no almoço da Câmara Brasil-Alemanha, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • A jornalista Rosane de Oliveira será palestrante do almoço da ADCE, às 12h, na Igreja da Pompéia.
  • A Totvs promoverá encontro sobre empresas de serviços, às 14h, na rua Silva Jardim, 350.
  • Coquetel de lançamento dos tratamentos para o verão do Medicina e Odontologia da Beleza, às 18h, na rua Pedro Ivo, 891.
  • O administrador de empresas Raul Rosário mostrará que boa remuneração não custa caro em palestra na Fundatec, às 19h30min.
  • A ESPM fará a 9ª Noite de Prêmios, às 20h, no Teatro do Bourbon Country.
  • Hoje e dia 29, parte da renda dos restaurantes Vilaró e Parrilla del Sur será destinada à construção da nova UTI Pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio.
  • O enólogo Flávio Pizzato fará degustação do Pizzato Merlot Reserva 2011, na Enoteca Decanter (rua Lucas de Oliveira, 935). Às 20h.
  • Pizza Hut inaugura unidade no Jardim Lindóia, diante da praça Libanesa.
  • O diretor administrativo e financeiro da Hyundai, Jairo Machado Gonçalves, palestrará nas faculdades integradas São Judas Tadeu.
  • O médico Régis Angnes, do Hospital Mãe de Deus, falará no 9º Congresso Venoso Latino-Americano, em Buenos Aires, sobre cirurgia vascular.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 23/10/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.