DANILO UCHA: Frigoríficos

Declarada luta contra o aumento do ICMS

DANILO UCHA/JN/ESPECIAL/JC

Luiz Carlos Bohn, da Fecomércio, diz que ICMS cresceu 132% acima da inflação

Luiz Carlos Bohn, da Fecomércio, diz que ICMS cresceu 132% acima da inflação

Os dirigentes do setor terciário gaúcho — comércio e serviços — elogiaram a proposta de orçamento enviada pelo governador José Ivo Sartori (PMDB) à Assembleia Legislativa, considerando-a realista, mas deixaram claro que não apoiarão a sugestão de aumento de ICMS. “Por mais que compreendamos a situação do Estado, saibamos que as contas não fecham e que o crescimento da receita não vai ser acima da inflação, não podemos concordar de jeito nenhum com aumento de impostos”, afirmou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS, que representa 110 sindicatos patronais e mais de 580 mil empresas. O aumento de impostos, segundo ele, sempre foi o caminho mais fácil, o mais usado e nunca se resolveu o problema das finanças públicas. Nos últimos 14 anos, disse, o ICMS cresceu 132% acima da inflação. “Vai ser uma batalha”, acrescentou. “Vamos incomodar, vamos nos enfrentar na Assembleia Legislativa.” Ele acha que a proposta de aumento de impostos do governador será aprovada, “mas vamos fazer o nosso papel”.

Frigoríficos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul manifestou-se sobre a colocação do advogado Marcelo Nedel Scalzilli, coordenador da área Trabalhista da Scalzilli.fmv Advogados, no sentido de que o MPT só intervém em frigoríficos por risco à saúde dos trabalhadores, esquecendo os demais setores produtivos. As forças-tarefa e os grupos de trabalho, segundo o MPT, são definidos a partir da constatação do grau de acidentes e adoecimentos nos setores econômicos. “Daí porque há, atualmente, forças-tarefa e grupos de trabalho referentes a frigoríficos e empresas da construção civil. Ademais, constantemente há reavaliação a partir dos indicadores de saúde e segurança. Em breve, com base em tais dados, novos grupos de trabalho e forças-tarefa surgirão”, conclui a nota.

Contrariedade

Dirigentes de 29 entidades que compõem a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública continuam analisando o projeto de lei complementar que visa a alterar a legislação do IPE-Saúde e, por isso, manifestaram contrariedade quando o presidente do IPE, José Alfredo Parode, anunciou que entregaria hoje o projeto ao governador José Ivo Sartori, o que não aconteceu, porque o governador viajou. A matéria é considerada de extrema importância pela União Gaúcha, tendo em vista a sua repercussão entre os mais de 980 mil beneficiários.

Carne

Diz-se, no Brasil, que quando se quer que uma questão não vá adiante, cria-se um Grupo de Trabalho (GT). Qual foi o resultado do GT para Diagnóstico do Setor de Abates de Bovinos no RS, que prometeu, em 2013, examinar a situação de 250 frigoríficos sob inspeção estadual, no campo sanitário, tributário, ambiental e logístico. O presidente do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fundesa) já era Rogério Kerber, e o coordenador do grupo, Carlos Simm. O objetivo era melhorar a cadeia produtiva da carne, o que não parece ter sido alcançado até hoje. No momento em que os EUA reabrem as importações de carne in natura do Brasil (o Rio Grande do Sul é forte candidato a exportar sua carne de qualidade de raças europeias), as condições sanitárias e ambientais são muito importantes.

Vigzul chega ao Estado

A Vigzul, empresa de tecnologia e monitoramento criada pelo mesmo fundador da Azul Linhas Aéreas, David Neeleman, chegou ao Rio Grande do Sul com a aquisição da gaúcha GSR – Gestão de Segurança e Riscos, em Novo Hamburgo. Com o negócio, a empresa nacional traz para o mercado de segurança local uma escala ainda inexistente. Fundada em 2013 em Campinas (SP), com atuação em 26 cidades do estado de São Paulo (até a concretização do negócio com a GSR), a Vigzul oferece serviços de segurança eletrônica de alta qualidade a preços acessíveis, por meio de tecnologia de ponta. “O plano da Vigzul é atender a 40 mil clientes em três anos, prioritariamente em cidades com mais de 400 mil habitantes. A GSR reunia todas as características necessárias para uma expansão com valor agregado, tanto pela experiência no setor, como pela maturidade na gestão”, informou David Neeleman. A GSR tem 4 mil clientes, e seu executivo Luciano Moraes passou a ser presidente da Vigzul, que totaliza 18 mil usuários.

Queda

Os hotéis de Porto Alegre apresentaram queda de 21% na ocupação em março deste ano em relação ao mesmo período de 2014. A informação é do presidente do Sindicato da Hotelaria de Porto Alegre e diretor da Rede Plaza de Hotéis, Carlos Henrique Schmidt. A rede hoteleira é responsável por 4 mil funcionários em Porto Alegre, podendo chegar a mais 8 mil indiretos.

O Dia

A Auxiliadora Predial, que trabalha com condomínios, aluguel e venda de imóveis, comemora, hoje, 84 anos. Conta com 65 lojas próprias e franquias no Rio Grande Sul, Santa Catarina e São Paulo, mais de 1.000 colaboradores e cerca de 800 corretores licenciados.
A Casas Bahia inaugura unidade em Cachoeirinha, às 10h, na avenida General Flores da Cunha, 1.924. O vice-presidente de Operações Via Varejo, Jorge Herzog, concederá entrevistas no local.
A Associação Gaúcha de Supermercados abrirá as inscrições para a Expoagas 2015, que acontecerá entre 25 e 27 de agosto.
O Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) divulgará os vencedores do 20º Prêmio Qualidade RS e do 5º Prêmio Inovação. A premiação será dia 17 de julho, às 19h, no Teatro do Sesi.
A M.Store, do Grupo M.Stortti, fará coletiva de imprensa com café da manhã, às 10h30min, sobre o projeto Plaza no Aeroporto, no salão térreo do Salgado Filho.
XXV Congresso Movergs, no hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, começará às 7h30min, com palestras de Marcelo Prado; economista José Roberto Mendonça de Barros; Luciano Santos Tavares de Almeida; e Pedro Janot, ex-executivo da Zara, Azul Linhas Aéreas e do Pão de Açúcar.
O arquiteto Jaime Lerner será o palestrante na Federasul, às 12h, sobre cidades sustentáveis.
A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq-RS) reunirá fabricantes e fornecedoras do setor de máquinas e equipamentos no Centro de Eventos Fiergs (avenida Assis Brasil, 8.787 – Sala D3-301), às 15h, para apresentar as feiras Feimec, Plástico Brasil e Expomafe.
Primeiro evento comemorativo aos 50 anos do Pavilhão Pereira Filho, organizado pelos médicos Adalberto Sperb Rubin e Luiz Carlos Corrêa da Silva, com os médicos Jorge Lima Hetzel, José Carlos Felicetti e José Camargo, sobre pneumologia clínica, tabagismo e transplante pulmonar, às 17h, 1º andar do pavilhão, avenida Independência, 155.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 01/07/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *