DANILO UCHA | Economia brasileira em debate na Jordânia

FREDY VIEIRA/JC

Fernando Ferrari Filho, economista

Fernando Ferrari Filho, economista

O economista Fernando Ferrari Filho, professor da Ufrgs e membro do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (Corecon/RS), apresentará um trabalho científico sobre os desdobramentos da grande recessão na economia brasileira, no XVII Congresso da International Economics Association, na Jordânia, entre os dias 6 e 10 de junho. O professor Ferrari também representará a Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia em reunião com os membros da diretoria da IEA, que tem como um dos representantes o Nobel de Economia Joseph Stiglitz.

Barragem

No final da semana passada, foi concluída a perícia judicial na Barragem de Arvorezinha, em Bagé, obra executada por meio do Programa de Aceleramento do Crescimento (PAC 2). A perícia foi conduzida por uma tenente do Batalhão de Engenharia de Construção do Exército de Lages (SC), a pedido da Polícia Federal, que investiga irregularidades na obra. A falta de fiscalização teria resultado na compra de equipamentos por valores acima do preço de mercado e no pagamento de serviços que não teriam sido prestados. O juiz federal Gustavo Chies Cignachi solicitou que a Força Aérea Brasileira realizasse o transporte da equipe até a região da Campanha e esteve no local acompanhando o trabalho. A perícia, agora, analisará o material coletado.

Sucesso

A R.Correa Engenharia atingiu as metas de vendas da Campanha Jogada Premiada, quando os clientes foram agraciados com TV 32” e camiseta personalizada. A campanha encerrou no dia 31 de maio com vendas de apartamentos nos empreendimentos Urbano São Luiz, Urbano Menino Deus e Paseo Copacabana.

Neugebauer

Os famosos tabletes de chocolate Neugebauer, hoje propriedade da Vonpar, passaram por uma reformulação, ganharam nova receita e embalagens modernas. A receita cremosa derrete na boca. São sete sabores: ao leite, amendoim, branco, branco com cookies, 40% cacau, flocos e preto & branco.

Comil

A Comil, de Erechim, concluiu a venda de 50 ônibus para a empresa Soyus, do Peru. As unidades Campione 3.45 estão sendo entregues e irão operar em linhas entre a capital Lima e as principais cidades do interior do país. A parceria entre as duas companhias existe há 15 anos.

Protesto

Três entidades locais de defesa do meio ambiente — Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais (Ingá) e Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente — protestaram contra decisão do Tribunal de Justiça do Estado que liberou a comercialização de agrotóxicos à base de Paraquat e Endossulfan, proibidos pela Fepam. Dizem que estes compostos foram responsáveis por 167 intoxicações e 35 óbitos no Estado, de acordo com o Centro de Informação Toxicológica do RS.

Melnick Even

Juliano Melnick e Marcos Colvero, da Melnick Even, comemoram os bons resultados da empresa em 2013 — R$ 450 milhões em vendas, num ano de retração de lançamentos — e as perspectivas de manutenção do mercado imobiliário. Só no Melnick Even Day, foram vendidos R$ 160 milhões em imóveis num só dia, “o que 90% das imobiliárias não fazem em um ano”, segundo Juliano.

Administrador do Ano

O presidente da Fras-le, de Caxias do Sul, Daniel Raul Randon, receberá, sexta-feira, o título de Administrador do Ano 2014, concedido pela Associação dos Administradores da Região Nordeste-RS. Evento às 20h, na CIC Caxias do Sul.

O Dia

  • Às 8h30min, lançamento do Portal Porto Alegre Health Care, na avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), 1.000.
  • A advogada Paula Lavrati vai falar sobre a importância do planejamento urbano ambiental nas cidades durante o V Seminário Cidade Sustentável, promoção da prefeitura da Capital e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
  • A isenção de tributo sobre produtos adquiridos em outros estados será analisada pelo advogado Eduardo Plastina para a CDL Porto Alegre, às 8h30min, na rua dos Andradas, 1.234 – 9º andar. Grátis.
  • O presidente da Junta Comercial-RS, João Alberto Vieira, apresentará, na Federasul, as mudanças no órgão e no registro de empresas, às 11h30min.
  • A Câmara Brasil-Alemanha realizará almoço, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, com Ângela Tamiko Hirata, da Alpargatas, que falará sobre a marca e produtos Brasil no mundo.
  • Inovação será o tema no almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, com a palestra de Maximiliano Selistre Carlomagno, da Innoscience, especializada em gestão da inovação.
  • O Instituto de Educação e Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento promoverá encontro de pesquisa clínica, às 12h30min, com o médico epidemiologista Maicon Falavigna, no térreo, bloco B (acesso pela rua Tiradentes, 333). Inscrições gratuitas.
  • O ex-governador de Pernambuco e presidenciável Eduardo Campos (PSB) fará palestra, às 18h, para alunos do Unificado Z, na avenida Alberto Bins, 467.
  • Gestão de Pessoas: O Mundo em Transformação e a Empregabilidade será o tema no UniRitter Júnior Café com Negócios, às 19h, no Prédio D da UniRitter, em Porto Alegre, com o diretor executivo global de Recursos Humanos para o segmento de Operações da Dell, Paulo Amorim.
  • Às 19h30min, no IAB-RS, debate sobre áreas protegidas, corredores ecológicos e Plano Diretor. Entrada franca. Rua Gen. Canabarro, 363.
  • A Santos Brasil apresentará o Tecon Imbituba como alternativa logística aos empresários gaúchos. Às 19h30min, na Merci Casa de Festa (Alameda Coelho Neto, 100 – Boa Vista).
  • As melhores peças publicitárias gaúchas serão conhecidas no Prêmio da Associação Riograndense de Propaganda, às 20h, no Theatro São Pedro.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 04/06/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *