DANILO UCHA – Disputa na associação do cavalo crioulo

Marcelo Móglia disputará presidência da Abccc

Marcelo Móglia disputará presidência da Abccc

Após 26 anos de eleições apenas com chapa única, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (Abccc) vai ter oposição na disputa marcada para agosto deste ano. Representantes de duas famílias tradicionais de Bagé Suñé e Móglia vão disputar a presidência. O jovem Marcelo Móglia apresentou-se como candidato de oposição e já começou sua campanha propondo uma visão diferente para a difusão da raça no País, fomentando-a em outras regiões do Brasil (95% está nos três estados do Sul), diminuindo a burocracia, baixando os custos para os associados e aumentando seu número. São mais de 60 mil usuários da raça Crioula no País, mas a entidade tem apenas 2.800 sócios, os quais votarão em agosto. Móglia propõe novas provas e mais premiações e incentivo à participação das crianças nas atividades em torno do cavalo crioulo. Além de criador – Cabanha Cala Bassa, a mais premiada da Expointer 2015 -, Móglia é ginete, ganhador do Freio de Ouro 2002 e outros 10 grandes títulos. Até o momento, o candidato da situação é Eduardo (Dado) Suñé, da Cabanha Quilero, vice-presidente da atual diretoria da Abccc, entidade com 84 anos de existência. Marcelo e Dado são primos.

TAP

A companhia aérea TAP, que voa direto Porto Alegre-Lisboa desde 2012, comemora a boa ocupação dos seus voos, por volta de 80%. Ela conecta os gaúchos com mais de 50 destinos europeus. A empresa foi considerada a sexta melhor classificada no ranking das companhias aéreas mais pontuais do mundo, de acordo com a flightstats, uma fonte independente sobre indicadores de desempenho das companhias de transporte aéreo.

Grêmio

A Ilegra desenvolveu um aplicativo que coloca o Grêmio na palma da mão dos torcedores. Download gratuito no Google Play e na Apple Store.

Fusões e aquisições

Quem opera fusões & aquisições e escritórios de advocacia especializados já estão analisando o impacto que o instituto do "negócio jurídico processual" pode trazer aos negócios. Esta novidade do novo Código de Processo Civil permite que as partes estabeleçam regras para solução de eventual litígio. Segundo o sócio da Magnólia Partners Fabricio Scalzilli, o "negócio processual" permitirá que compradores e vendedores estabeleçam nos memorandos de entendimento e contratos de compra e venda as regras e condições para solução de um conflito judicial.

Redução de água

Após diminuir em 3,3% o uso de água em 2015, a cervejaria Ambev bate a meta global estabelecida pela AB Inbev dois anos antes do prazo. Até o fim de 2017, o grupo quer atingir o índice de consumo de água de 3,2 litros para cada litro de bebida envasado. Na operação brasileira, o consumo já é de 3,17 litros. A meta alcançada é resultado de uma eficiente gestão de recursos hídricos realizada pela Ambev há mais 20 anos e que permitiu que a empresa economizasse 40,8% de água desde 2002, segundo Simone Veltri, gerente de relações socioambientais.

Piano

A prefeitura de Uruguaiana vai tentar vender, de novo, o piano Steinway & Sons, modelo Gran Concerto D-274, adquirido, em 2012, e que nunca foi tocado, porque a manutenção é muito cara. O leilão, dia 29 de abril, começará com o mesmo preço anterior, R$ 500 mil, mas as condições de pagamento foram aliviadas para três vezes, com entrada de 50%.

Saúde em Gravataí

O Sistema Único de Saúde de Gravataí receberá R$ 12 milhões para custear e qualificar os serviços de média e alta complexidade. A portaria do governo federal foi publicada no Diário Oficial da União dia 29.

Pecuária

O Rally da Pecuária, excursão por todo o País que levanta a situação da produção pecuária, neste ano terá uma etapa em São Gabriel, dia 13 de abril. O presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira, acertou a missão com Marcelo Camardelli Rosa, da Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne, uma das entidades que patrocinam o rally.

MARCO QUINTANA/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Compartilhe!