DANILO UCHA – Cresce o movimento também no porto de Pelotas

O porto de Pelotas, assim como o de Porto Alegre, retorna aos bons tempos de movimentação de carga. Está movimentando em torno de 400 mil toneladas/ano com clinquer, insumos para fertilizantes e arroz. Com o uso pela Celulose Riograndense, chegará a 1,6 milhão de toneladas/ano em 2016 e, logo em seguida, a 2 milhões t/ano, com novos embarques de arroz, cujos estudos estão em andamento. O porto de Porto Alegre, conforme informamos na semana passada, vai superar 1,2 milhão de toneladas em 2015.

Reflexos da crise

Empresas da Zona Sul do Estado — em Rio Grande e Pelotas — estão entrando na Justiça contra a Petrobras e suas contratadas por prejuízos que sofrem com a não concretização de encomendas feitas na construção naval. A Cimec Indústria Metalúrgica Ltda. decidiu acionar a Ecovix, a Petrobras e a holandesa Tupi Guara B.V. por desvio contratual. A Cimec preparou-se para pintar oito cascos de plataformas marítimas para exploração de petróleo e trabalhou só em um. Ficou sem dinheiro para pagar 60 funcionários e fornecedores, segundo o proprietário, Sérgio Brito, informou ao jornal Agora, de Rio Grande.

Vinho

Mais de 310 amostras de vinhos provenientes de 56 vinícolas serão avaliadas na maior degustação de safra do mundo. O número é 8% maior em relação ao ano passado, quando foram inscritas 290 amostras. Depois da degustação dos enólogos da Associação Brasileira de Enologia e Embrapa Uva e Vinho, as aprovadas serão submetidas ao público e a um júri especial, em setembro, os quais indicarão os melhores vinhos da safra 2015.

Anunciar é preciso

Em época de crise, nada melhor do que investir. Quem aposta em marketing com certeza se diferencia, enquanto a maior parte das grandes empresas faz cortes em suas verbas de publicidade. Para facilitar o lançamento das coleções de verão dos confeccionistas/varejistas gaúchos, a Feed Marketing e Conteúdo reuniu parceiros para juntos criarem um pacote de comunicação com valores competitivos e forma de pagamento facilitada. A assessoria de imprensa fica por conta do QG de Estilo, comandado pela jornalista de moda Queli Giuriatti, as fotografias com a Fil Fotografia, do fotógrafo Fil Giuriatti, e os vídeos com a Imagem Sonora Produções Artísticas, de Jeferson Mundel.

Os mais importantes

O industrial gaúcho Jorge Gerdau Johannpeter está entre os 50 mais importantes empresários brasileiros que falam sobre suas carreiras na nova edição da revista Lide. Entre os demais, estão Abilio Diniz, Jorge Paulo Lehmann, Carlos Jereissati Filho, Emilio Odebrecht, Marco Stefanini, Roberto Irineu Marinho, Roberto Setúbal e Silvio Santos.

Freio de Ouro

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos definiu os trios de jurados responsáveis pela avaliação dos conjuntos para a grande final do Freio de Ouro, entre os dias 27 e 30 de agosto, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Nas fêmeas, Francisco Martins Bastos Sobrinho, Jorge Rosas Demiate Junior e Lauro Varela Martins; nos machos, André Luiz Narciso Rosa, Eduardo Neto de Azevedo e Fábio Muricy Camargo.

Aviação regional

O ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, voltará a falar sobre aviação regional, sexta-feira, em almoço do PMDB, no Ritter Hotel. Como também é consultor político do governo federal, aproveitará para falar sobre os rumos da política brasileira.

De volta

A Santa Lolla — rede de franquias de calçados femininos — vai voltar a Porto Alegre ainda neste ano, onde chegou a abrir três lojas, mas descontinuou o processo de expansão com o franqueado local. O plano é retomar os três pontos comerciais. A rede tem 126 lojas em todo o País.

BBM

O gaúcho Giuliano Ferronato foi eleito presidente da Bolsa Brasileira de Mercadorias. A BBM, composta por 175 corretores de mercadorias do mercado agropecuário, atua em todo o País.

Estágios

A Caixa Econômica Federal abriu inscrições para o processo seletivo de estagiários de Arquitetura e Engenharia. Inscrições no CIEE – www.ciee.org.br.

O Dia

  • A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados fará seminário, às 14h, na Assembleia Legislativa, para analisar os entraves ao desenvolvimento do turismo.
  • Alexandre Englert Barbosa, economista-chefe do Banco Cooperativo Sicredi, será o palestrante do almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h, sobre as perspectiva da economia.
  • Os pesquisadores Sidia Witter e Bruno Brito Lisboa, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, fazem parte do grupo que está lançando o livro As abelhas e a agricultura, publicado pela Pucrs.
  • O consultor Sérgio Molinari participará de seminário em Pelotas sobre gestão para a gastronomia, às 15h, no auditório central da UCPel.
  • A Interface Comunicação e Eventos, empresa caxiense de organização de eventos corporativos, técnicos e sociais, comemora 20 anos. A fundadora Lisete Alberici Oselame receberá convidados, às 19h30min, no Intercity Hotel, em Caxias do Sul.
  • Lançamento do 22º Porto Alegre em Cena, às 19h30min, no Solar Paraíso, 71, Morro Santa Teresa.
  • A Guarida promoverá, às 19h30min, o 4º evento para síndicos, no auditório da agência Centro (rua Sete de Setembro, 1.087).
  • DANILO UCHA
    ucha@jornaldocomercio.com.br
    Painel Econômico

        Fonte : Jornal do Comércio

      Deixe uma resposta

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *