DANILO UCHA: Cresce a oferta de energia eólica

Cresce a oferta de energia eólica

JOÃO MATTOS/JC

Aerogeradores se espalham pelo mundo

Aerogeradores se espalham pelo mundo

O Brasil foi o terceiro maior mercado mundial de novas turbinas eólicas no primeiro semestre de 2014 com 1,3 GW de nova capacidade, o que representou 7% do total instalado no período. A China ocupou a primeira posição com 41%, e a Alemanha, a segunda posição com 10% dos 17,6 GW totais instalados no primeiro semestre. O Brasil tornou-se o 13º maior mercado de energia eólica no mundo, com a instalação de 1,3 GW somente no primeiro semestre de 2014, totalizando 4,7 GW de capacidade instalada acumulada. A China é o primeiro, com 100 GW. Os números foram divulgados pela Associação Mundial de Energia Eólica – WWINDEA. O setor continua crescendo no mundo, que já tem 336 GW de capacidade instalada. No Rio Grande do Sul, há 23 usinas eólicas, com 0,62 GW, e vários projetos em andamento.

Imposto de fronteira

Os contribuintes gaúchos continuam confusos com a história do chamado “imposto de fronteira”, criado pelo governo do Estado, extinto pela Assembleia Legislativa, mas que continua sendo cobrado pela Secretaria da Fazenda, inclusive sob ameaças. A Receita Estadual está enviando mensagens, sem assinaturas, para micro e pequenos empresários, dizendo que eles estão devendo e que, se não regularizarem a situação, serão excluídos do Simples Nacional “em outubro de 2014”, com efeitos “a partir de 01/01/2015”. A carta tem data de 12 de setembro de 2014.

Foton Aumark

O executivo Luiz Carlos Mendonça de Barros, da Foton Aumark, falará sobre os novos planos de investimento da indústria que pretende erguer em Guaíba, dia 20, em jantar no Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), em Caxias do Sul. A indústria chinesa pretende fabricar caminhões pesados, entre 45 e 70 toneladas, no Rio Grande do Sul.

Lay off

A crise no setor metalomecânico brasileiro, gerada pela difícil situação econômica do País e pela queda das exportações, levou a indústria Dana, de Gravataí, a propor a adoção do sistema lay off na fábrica local. Cerca de 200 operários terão salários reduzidos ou contratos de trabalhos suspensos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí estuda com a empresa a medida menos prejudicial aos trabalhadores.

Expansão

A grife gaúcha de roupa feminina Rosa Tatuada, de Nova Petrópolis, que já exporta para Irlanda, Paraguai e Venezuela, conquistou clientes em mais um país, o Chile. Depois de participar da Feira de Fitness, no Hotel Marriott de Santiago, no Chile, obteve encomendas locais.

Mercopar

O Sebrae-RS e a Hannover Fairs Sulamérica comemoram os resultados da feira realizada na semana passada em Caxias do Sul. Gerou negócios na ordem de R$ 150 milhões.

Melhores

A Vinícola Aurora, de Bento Gonçalves, entrou no ranking das 100 melhores vinícolas do mundo, da Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores. É a única brasileira na lista.

Avianca

A Avianca Brasil recebeu dois prêmios: de Personalidades de vendas da América Latina, o Laspa 2014, na Colômbia, com presença do presidente da empresa, José Efromovich; e o de Melhor Companhia Aérea Nacional, pelo segundo ano consecutivo, da revista Viagem e Turismo.

Farroupilha

A 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha divulgou, na noite de sábado, os melhores vinhos, espumantes, frisantes e sucos de uva do município. Nove vinícolas receberam 59 medalhas: 36 de Ouro, 21 de Prata e 2 distinções Moscatel Premium.

Plástico

A Cya, distribuidora de insumos para a indústria da borracha, de Sapucaia do Sul, confirmou presença no 19º Seminário de Atualidades Tecnológicas: Plástico, Elastômeros, Adesivos e Tintas, dia 16 de outubro, às 8h, na Fiergs, promovido pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros.

Fenadoce

Marcada a ata da maior feira brasileira do doce. A Fenadoce, em Pelotas, será realizada entre 27 de maio e 14 de junho de 2015.A Cya, distribuidora de insumos para a indústria da borracha, de Sapucaia do Sul, confirmou presença no 19º Seminário de Atualidades Tecnológicas: Plástico, Elastômeros, Adesivos e Tintas, dia 16 de outubro, às 8h, na Fiergs, promovido pelo Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros.

O Dia

  • Fundador da padaria e confeitaria Brasil, Diniz Furlan falará em reunião da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, às 8h, em Novo Hamburgo.
  • Nova loja da Spazio Kaza Gourmet, de Marcos Jacoby e Lilian Machado, será inaugurada, às 10h, na rua Tronca, 2.226, em Caxias do Sul.
  • Fernando Thomé Kreutz, médico responsável pela vacina brasileira contra o câncer de próstata, fará palestra no Inovamundi, às 19h45min, no Teatro Feevale, em Novo Hamburgo.
  • Serviço Médico de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Hospital Moinhos de Vento apresentará seis temas no XXXVI Congresso Brasileiro de Pneumologia e Tisiologia e XIII Congresso Brasileiro de Endoscopia Respiratória, em Gramado.
  • Leilão da Capanegra, em Bagé, vai ofertar 50 touros e 60 ventres Angus e Brangus. Às 16h, na Associação Rural.
  • Eduardo Silva, diretor da Croasonho, falará sobre a empresa, às 19h, no CEEM-FGV, em Caxias do Sul.
  • Às  19h, no Amadeus Lounge (Bar do Marinho), lançamento do novo DVD do Rock de Galpão, rua Octávio Correa, 39.
  • A 13ª edição do Conversando Sobre Turismo – Gerando Negócios será às 19h, no barco Cisne Branco, no Cais do Porto.
  • Márcia Manjabosco e Natália Schapke, da Manjabosco Decor, participarão, às 19h, na Gobbi Novelle (Quintino Bocaiúva, 890), de debate  com o pesquisador em indústria do design Marcos Hamerski.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 07/10/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.