DANILO UCHA: Crédito rural

Até a produção de vinho cai no Rio Grande do Sul

JOÃO MATTOS/JC

Vinho fino representa apenas 16,4% do total fabricado no Estado

Vinho fino representa apenas 16,4% do total fabricado no Estado

A produção de vinho no Rio Grande do Sul tem caído anualmente desde 2009. De acordo com dados do IBGE, ainda que o vinho tenha sido o responsável pelo crescimento em volume do setor de bebidas no primeiro trimestre 2015 no Estado, não conseguiu manter o bom desempenho em abril, com queda de 12% em comparação com o mesmo mês do ano passado. No acumulado de janeiro a abril, entretanto, a produção de bebidas segue sendo um dos poucos setores da indústria de transformação que apresenta crescimento, de 5,7%. O Estado produziu 234,637 milhões de litros de vinho em 2014. Mas a maior parte é vinho comum: 83,6%. A produção de vinho fino, com maior qualidade e valor agregado, representa apenas 16,4%. Na comparação de 2014 com 2009, a produção de vinhos finos caiu 3,6%. As informações são da Fundação de Economia e Estatística na Carta de Conjuntura.

Playboy

A Playboy Enterprises fechou parceria com a cachaçaria gaúcha Weber Haus, de Ivoti, para a elaboração de uma cachaça especial para os mercados nacional e internacional. O lançamento, no Brasil, acontecerá neste mês. “Queremos associar a marca Playboy a um produto tipicamente brasileiro”, explica o diretor-geral da Playboy Enterprises, Dilson Santos. Em agosto, haverá lançamento nos Estados Unidos.

Crédito rural

A abertura do mercado da carne nos Estados Unidos pode também representar oportunidade para os produtores que utilizam linhas de crédito como as de custeio disponibilizadas ao médio produtor (Pronamp) para aquisição de insumos e serviços para explorações pecuárias. Uma delas que integra o Plano Safra Gaúcho 2015/2016 é o Banrisul Pronamp, com limite de financiamento de até R$ 450 mil para o setor pecuário, taxa de juro de até 7,75% a.a. e carência de até um ano.

Boa Vista Seguros

O advogado gaúcho Paulo Caliendo — com atuação no Direito Tributário, Societário e Direito Internacional — foi indicado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Alegre para ser membro titular do Conselho Fiscal da Boa Vista Serviços, com sede em São Paulo. Criada em 2010, a empresa é resultado da união da Associação Comercial de São Paulo, do fundo brasileiro de investimentos TMG Capital, da Equifax Inc., do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro, da Associação Comercial do Paraná e da CDL-Poa.

Desemprego

Entre maio de 2014 e maio de 2015, a indústria da construção civil desempregou 334 mil trabalhadores no País. O setor ainda é o maior empregador, mas sua representatividade dentro do contexto nacional caiu de 6,4%, há um ano, para 5,8%. Uma pergunta que não quer calar é por que, diante de sua importância para o emprego e para a economia, o setor não consegue nenhum plano de “auxílio à manutenção do emprego” ou “desoneração do peso da folha”, como outros setores conquistaram nos últimos dias.

Ovinos na Expointer

Encerradas as inscrições para a Expointer 2015, a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO) divulgou que 909 ovinos participarão na 38ª edição da exposição que acontecerá de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, superando em 14,8% os inscritos de 2014. Haverá, inclusive, expositores de São Paulo e Paraná. O maior número, como vem acontecendo nos últimos anos, será da raça Texel (311), seguida da Suffolk (101).

O Dia

  • Hoje é o Dia Nacional de Combate à Doença Vascular Periférica. Um exame simples e indolor pode diagnosticar precocemente a doença, segundo o cardiologista Luciano Amaral Domingues, do Hospital Mãe de Deus.
  • O Fórum Permanente do Agronegócio discutirá de onde virão os terneiros, às 8h, no auditório municipal de Mostardas.
  • A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Ieda Castro, participará, às 9h, da XI Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Alegre, no Teatro da Pucrs.
  • A nova sede da Associação dos Servidores do HPS foi inaugurada e apresentada aos associados. É um trabalho da nova administração.
  • O diretor técnico do Sebrae-RS, Ayrton Ramos, apresentará orientações sobre a gestão de micro e pequenas empresas, às 8h10min, na Federasul.
  • A Secretaria de Turismo de Porto Alegre promoverá o seminário Cenários do Turismo LGBT, com a presidente da Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes, a gaúcha Marta Dalla Chiesa.
  • O especialista em diplomacia empresarial, marketing, comércio e relações internacionais Marcos Manozzo vai falar sobre oportunidades internacionais e atração de investimentos para a Altair Integração de Negócios, às 8h, na Upworks Caxias do Sul (avenida Itália, 482).
  • Almoço do Conselho de Cidadãos Honorários de Porto Alegre, às 12h, no galpão crioulo da Câmara de Vereadores.
  • Vinte empreendedores do universo digital apresentarão ideias e empresas a potenciais investidores, às 14h, no Parque Tecnológico da Pucrs, avenida Ipiranga, 6.681, iniciativa do Sebrae-RS.
  • Iedo Joner, sócio da MKT Tecnologia do Brasil, apresentará a empresa de Novo Hamburgo, às 14h, no Tecnopuc.
  • A joalheria Sara do Moinhos Shopping realizará, hoje e amanhã, das 16h às 22h, Show de Troca de relógios usados por novos.
  • Lançamento da revista Sala de Arquitetos, às 18h30min, na Dema Revestimentos e Acabamentos, no Villaggio Iguatemi, em Caxias do Sul.
  • O diretor comercial do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Tiago Sarmento Barata, realizará palestra sobre mercado de arroz, em Arroio Grande, às 19h, rua João Tomáz Muñoz, 20.
  • Degustação de vinhos italianos da Confraria Bom Vin, na Sommelier Vinhos, às 20h, sob o comando de Marcos Graciani.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 14/07/2015

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *