DANILO UCHA – Condições de trabalho nas arrozeiras gaúchas

Nem sempre estes sacos são carregados e empilhados por máquinas

Nem sempre estes sacos são carregados e empilhados por máquinas

Poeira excessiva, muito barulho, risco de quedas, calor ou frio (desconforto térmico), exposição a agrotóxicos e pesticidas, e carregar, no ombro ou nas costas, cargas acima de 50 quilos estão no dia a dia dos trabalhadores na arrozeiras da Zona Sul do Rio Grande do Sul. Os dados estão na pesquisa Diagnóstico sobre as condições de trabalho nos engenhos de arroz, desenvolvida pelo sociólogo e pesquisador da Ufrgs Paulo Albuquerque e apresentado em seminário do Ministério Público do Trabalho em parceria com sindicatos da alimentação em Pelotas, Camaquã e Bagé. Quanto à carga transportada diariamente, pode chegar a 100 toneladas por pessoa por dia, o que provoca dores nos joelhos, nas costas e no pescoço, onde vão as sacas de 50 quilos de arroz. Seminário semelhante ocorrerá no dia 19 de maio, em Alegrete, em parceria com sindicatos de São Gabriel e Dom Pedrito.

Imóveis

O Hub Corretores Conectados é um novo modelo de negócios imobiliários em Porto Alegre. Não é uma imobiliária, é um ponto de encontro que oferece estrutura, moderna e completa, tanto para o corretor quanto para o cliente. Os corretores são autônomos, aproveitam melhor seu tempo para atender o cliente, e ganham 100% da comissão. Fica na avenida Berlim, 628.

Estatais

O retrato do desempenho das ações das estatais nos últimos 10 anos acirra o debate sobre se empresas controladas pelo governo devem ou não ter seu capital aberto. De acordo com os dados da Sabe Consultoria publicados com exclusividade na Revista RI de abril, entre os primeiros trimestres de 2011 e de 2016, os destaques positivos ficam com BB Seguridade ON (que abriu o capital em 2013) e Sabesp ON, que cresceram 89% e 69%, respectivamente. Todas as oito demais ações das estatais sofreram desvalorização no mesmo período, destacando Petrobras PN e Eletrobras ON, que caíram 66% e 64%, respectivamente. Já o Ibovespa teve queda de 27% no mesmo intervalo de tempo.

Quilombolas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu e declarou como terras da Comunidade Remanescente do Quilombo Alpes a área de 58,2 hectares, no município de Porto Alegre. O terreno, nos altos do Morro da Glória, é habitado por 70 famílias netos, bisnetos e tataranetos da descendente de escravos Edwirges Francisca Garcia, nascida entre os anos de 1890 e 1895.

Internet grátis

As marcas Cravo & Canela e West Coast estão apostando na tecnologia para conhecer melhor seus clientes, em parceria com a N-Share e Sinergy, que disponibilizaram bancas com painéis em três cidades do Brasil com informações sobre serviços. Ao efetuar o cadastro na página, o internauta terá acesso à internet gratuita, pelo período de 30 minutos. Os painéis estão na Cidade Baixa e no Moinhos de Vento, em Porto Alegre, dois em Curitiba (PR) e um em Campinas (SP).

Aquisição

A brasileira BRF Sadia, Perdigão e Qualy , uma das maiores empresas de alimentos do mundo, comprou a argentina Campo Austral, entrando no mercado de carne suína do país vizinho. Será a segunda maior no segmento, com duas fábricas e grandes marcas em presunto cozido, salame, mortadela e cortes suínos. A BRF tem outras seis fábricas na Argentina, 35 no Brasil e 15 no exterior, inclusive na Tailândia e nos Emirados Árabes.

Reforma previdenciária

Diante das possíveis mudanças que serão feitas no sistema brasileiro de Previdência Social, o advogado gaúcho Daisson Portanova, um dos especialistas no assunto, está convocando para participação do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência. Será dia 27, às 9h, no Senado Federal, em Brasília, com a participação do senador gaúcho Paulo Paim (PT) e do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), entre outros parlamentares. Haverá um painel intitulado Desmistificando o déficit da Previdência no contexto da seguridade social.

Uruguaios

O Consulado Geral do Uruguai em Porto Alegre está aceitando a tramitação de Residência Permanente no Uruguai para cidadãos do Mercosul e familiares de uruguaios de nacionalidade estrangeira. A cônsul-geral Karla Beszkidnyak informou que os interessados devem escrever um e-mail solicitando os requisitos e procedimentos do trâmite para cdportoalegre@mrree.gu.uy.

ANDRÉ NETTO/ARQUIVO/JC

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *