DANILO UCHA | Começará a maior feira de equipamento agropecuário

Várias empresas gaúchas ou com unidades no Rio Grande do Sul, como Randon, Gerdau, Valtra, John Deere, New Holland, Toyota, Case, Massey Ferguson, Pirelli, Agrale, Stihl, Kleper Weber, Embrapa e outras participarão da maior feira de máquinas e implementos agrícolas da América Latina, o Agrishow, que começará, hoje, em Ribeirão Preto (SP). Estão confirmadas as presenças dos ministros Neri Geller, da Agricultura, Miguel Rossetto, do Desenvolvimento Agrário, e Mauro Borges, da Indústria e Comércio Exterior, e dos governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Sinval Barbosa, do Mato Grosso. A feira será aberta oficialmente às 10h pelos representantes das realizadoras: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira.
Roubo de carros
O roubo de automóveis se transformou em uma verdadeira economia paralela em Porto Alegre. Os receptadores aumentaram para R$ 1 mil o pagamento para roubar/puxar um carro. A informação é do presidente do Sindicato das Seguradoras-RS, Julio Cesar Rosa, acrescentando que 80% dos casos de solicitação de seguros são sobre carros roubados. Modelos populares são os mais visados, pois servem para abastecer a indústria clandestina de peças. Os mais velozes são utilizados para práticas de outros delitos, como sequestros-relâmpago e assaltos. Os importados têm como destino outros estados, rotas internacionais dos países do Mercosul ou a indústria da clonagem de veículos. Mas a Secretaria Estadual de Segurança Pública divulgou, sexta-feira, que, no primeiro trimestre, o roubo de automóveis caiu 4,4% diante do fortalecimento das ações policiais.
Yang
A Yang Modeladores, de Caxias do Sul, abriu sua terceira loja em Santa Catarina. Na avenida Brasil, 1.135, Sala 3, em Camboriu. Dia 8 de maio, abrirá a de número 17, no País, em Gramado, na avenida Borges de Medeiros, 2.222, sala 2.
Level 3
A Level 3 completou 15 anos de presença em  Porto Alegre. Ela oferece serviços de comunicações nacionais e internacionais, com infraestrutura suportada por redes próprias de fibra óptica em três continentes e conectadas por instalações submarinas.
Crédito adicional
Em 2013, a Lei 12.546/2012 não permitiu que o aumento de 1% nas importações pudesse ser utilizado como crédito para abatimento da Cofins. Agora, a Justiça Federal de São Paulo reconheceu o direito. O adicional de 1% da Cofins, criado pela MP 563/2012 e posteriormente convertido na Lei 12.715/12, foi considerado constitucional, pois não há óbice à majoração do tributo através de Medida Provisória. Não sendo tributo novo, apenas um adicional da alíquota existente, e sendo o contribuinte optante do lucro real, a não cumulatividade deve ser estendida, podendo considerar para tomada de crédito 8,6% e não somente 7,6% como disposto na legislação. Para a advogada Priscila Dalcomuni, do Martinelli Advocacia Empresarial, “finalmente, o Judiciário começou a perceber a necessidade de preservar o princípio da não cumulatividade. A decisão não é definitiva, ainda cabe recurso da Fazenda Nacional, mas já representa um grande avanço”.
Mil alunos
O programa de educação financeira da MB Private, empresa de assessoria e educação financeira com sedes em Porto Alegre, Santa Maria e Caxias do Sul, alcançou mil alunos capacitados. A empresa vai oferecer para os 50 primeiros interessados isenções para o curso que se tornou carro-chefe, Aprenda a investir o seu dinheiro, na versão on-line, que será realizado no final do mês pelo site www.xpi.com.br. Inscrições em contato@mbprivate.com.br ou pelo fone (51) 3014.9130.
La Bourgogne
O médico oncologista Gilberto Schwartsmann, que também é um produtor de excelentes vinhos em Barra do Ribeiro, fez uma parceria com a renomada família Bondoux, da alta culinária francesa, para instalar uma unidade do famoso restaurante La Bourgogne em sua vinícola Laurentia, na Estrada do Cortado. O chef Jean-Paul Bondoux esteve no belo chalé estilo europeu construído há muitos anos na propriedade, em Barra do Ribeiro, dia 23, e comandou um encontro com a imprensa para apresentação do projeto. O La Bourgogne já existe na Argentina, no Uruguai e, neste semestre, estará no Brasil, com serviços de restaurante, boulangerie, patisserie e catering.
O Dia

  • O Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul comemorará 45 anos de criação.
  • Começará a 20ª Feira Nacional da Soja, em Santa Rosa, com premiação de R$ 25 mil para os animais da raça Holandesa que conquistarem as melhores posições em pista e no Concurso Leiteiro. O julgamento será da criadora americana Molly Florent Sloan, de Columbus, Wisconsin.
  • A Frente Parlamentar em Defesa das Pessoas com Deficiência realizará, às 9h, reunião para cobrar soluções para a questão da acessibilidade e inclusão durante a Copa do Mundo. Na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
  • Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho do Grupo Gerdau, fará palestra sobre o Brasil da próxima década, às 12h, no Sheraton Hotel, em almoço dos 10 anos da revista Voto, sob coordenação de Francisco Ferraz, professor de Ciências Políticas da Ufrgs, tendo Fernando Schüller, diretor do Ibmec-RS, como debatedor.
  • Às 10h, na prefeitura de Campo Bom, encontro com a imprensa sobre a inauguração da nova fábrica do Grupo Amazonas na cidade.
  • O reitor da Universidade de Caxias do Sul, Isidoro Zorzi, será o palestrante do almoço da CIC Caxias do Sul, às 12h.
  • Alberto Muller, vice-presidente do Sindicato das Seguradoras-RS, falará sobre gestão da comunicação no almoço do sindicato, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael.
  • Hoje e amanhã, o Seminário Justiça Fiscal e Tributação, do Instituto Justiça Fiscal, das 14h às 18h. Hoje, no Tribunal de Contas-RS; amanhã, na Assembleia Legislativa.
  • O Seprorgs realizará palestra sobre seleção e recrutamento, às 14h, em sua sede, na rua Felipe Camarão, 690, sala 404.
  • Lançamento da pedra fundamental da nova sede da Fecomércio-RS, às 17h, na avenida Fernando Ferrari, no bairro Anchieta, com o presidente Zildo De Marchi.

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA | ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 28/04/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *