DANILO UCHA – Aumentos nos planos de saúde preocupam

O atendimento de saúde no Brasil é cada vez mais precário e caro

O atendimento de saúde é cada vez mais precário e caro

Os brasileiros, que enfrentam sérios problemas de saúde, pois o setor público não consegue atender à demanda – faltam hospitais, médicos e remédios -, estão cada vez mais desamparados neste setor. Os planos de saúde, que atendem aqueles que dispõem de um pouco mais de recursos financeiros, não param de aumentar seus preços e diminuir a qualidade dos serviços. Em junho de 2015, aumentaram os preços em 13,55%, autorizados pelo governo, e agora poderão aplicar outro aumento, de 15%, em maio, também autorizado. E isso sem melhorias, porque obter atendimento através dos planos está quase tão difícil quanto pelo SUS. Os clientes ficam horas em filas de hospitais. A preocupação dos usuários chegou a Brasília e alarmou os senadores, que ouviram as queixas em audiência pública. O senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou o Projeto de Lei 152/2016 para impedir aumentos abusivos dos planos de saúde, alterando a Lei nº 9.961/2000 e determinando que o índice máximo de reajuste dos planos privados de assistência à saúde seja o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) em todos os tipos de contratação. O problema é saber se o projeto vai andar e ser aprovado de forma a beneficiar os usuários antes do próximo aumento.

Soja

As cooperativas gaúchas se prepararam, construindo estruturas de armazenagem, e vão receber, pelo menos, 7 milhões de toneladas das 16 milhões de toneladas produzidas no Estado. O presidente da FecoAgro, Paulo Pires, diz que a colheita vai bem. A indecisão é sobre vender ou não vender, diante da oscilação do dólar.

Olha os chineses

A Marfrig Global Foods vendeu quatro unidades processadoras de carne, na Argentina, aos chineses da Black Bamboo Enterprises AS (Grupo Foreseun). Recebeu US$ 75 milhões por frigoríficos em Hughes (Santa Fé), Vivorata (Buenos Aires) e Unquillo (Córdoba), e um confinamento em Monte Ralo (Córdoba). O grupo brasileiro continua com o frigorífico de Villa Mercedes (San Luis).

Sinduscon Premium

Foram prorrogadas, para o próximo dia 14 de abril, as inscrições do Sinduscon Premium 2015 – Etapa Estadual e Regional Litoral Norte. A promoção do Sinduscon-RS premia as empresas da indústria da construção.

Terrenos em Canoas

A prefeitura de Canoas lançou edital para venda de 10 áreas públicas em vários bairros. A data final para apresentação de propostas e abertura dos envelopes é dia 5 de maio, às 10h, na rua Frei Orlando, 199, 4º andar, sala 401, onde também pode ser encontrado o edital.

Contribuição previdenciária

O Sindiatacadistas ganhou ação na Justiça contra a contribuição previdenciária de 15% sobre o valor da prestação de serviços realizados por cooperativas de trabalho. Quem os usa não precisa mais recolher a referida contribuição e pode resgatar valores indevidamente pagos desde 2009 (cinco anos antes do ajuizamento da ação). Segundo o escritório Rafael Pandolfo Advogados Associados, responsável pela condução do processo, são exemplos de serviços que podem ser contratados junto a cooperativas de trabalho, entre outros, os de planos de saúde, planos odontológicos, zeladoria, limpeza e segurança. O resgate é rápido e, após os cálculos homologados pelo juiz, o valor é disponibilizado para restituição ou compensação com outros tributos.

FREEIMAGES.COM

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

 

Aumentos nos planos de saúde preocupam

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *