DANILO UCHA – Aumento das recuperação judiciais é preocupante

Crise dificulta equilíbrio de caixa das empresas, observa Fabricio Scalzilli

SCALZILLI/DIVULGAÇÃO/JC

Crise dificulta equilíbrio de caixa das empresas, observa Fabricio Scalzilli

Os pedidos de recuperações judiciais cresceram tanto, no País, que já há incertezas de que os planos de pagamento serão cumpridos pelas empresas. A afirmação é do advogado Fabricio Scalzilli, uma das principais referências em processos de crise e presidente da Comissão de Falências e Recuperações Judiciais da OAB/RS. Scalzilli ressalta que o agravamento da crise econômica nos últimos meses pode colocar por terra os deságios e carências concedidos pelos credores para o equilíbrio de caixa das empresas, cujas dificuldades podem estar se aprofundando. Ou haverá uma enxurrada de planos revistos com mais flexibilização de pagamento às empresas em recuperação judicial ou uma quebradeira geral entre 2016 e 2017. A falência pode ser uma alternativa para preservação de ativos ainda existentes e pagamento dos créditos de forma mais rápida.

Sete anos

O aprofundamento da recessão econômica, que a cada semana apresenta indicadores revistos para pior, e a dificuldade, cada vez maior, para vender automóveis, levou a Volkswagen a vender automóveis, em consórcio, com 84 prestações. As novas modalidades permitirão pagamentos mais baixos nas mensalidades.

Butadieno

A Genomatica, empresa norte-americana de bioengenharia, e a Braskem, do Polo Petroquímico de Triunfo, anunciaram a produção de butadieno em escala de laboratório, através de processo direto a partir de fontes renováveis. O butadieno é uma matéria-prima utilizada na fabricação de borracha para pneus, com aplicações também em aparelhos elétricos, calçados, plásticos, asfalto, materiais de construção e látex. A produção a partir do biobutadieno pode tornar produtos cotidianos feitos com o material, como pneus, mais sustentáveis, além de reduzir a sua pegada ambiental. Foi desenvolvido um microrganismo que consome açúcar e o converte em butadieno.

Economista do Ano

Flávio Vasconcelos Comim foi escolhido o Economista do Ano 2015 pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul. Comim tem pós-doutorado na Universidade de Cambridge e na Universidade de Harvard, é professor associado da Ufrgs e professor visitante de Cambridge. Cláudio Accurso foi escolhido o Economista Destaque Especial do Ano de 2015, e o professor André Moreira Cunha, da Ufrgs, foi escolhido o Docente Destaque do Ano na área de Economia. Os prêmios serão entregues em 3 de dezembro, às 20h, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.

Espumante e paella

Comemorando os dois primeiros meses de sucesso de seu espaço destinado ao espumante, o enólogo Adolfo Lona receberá, sexta-feira, um grupo de 10 pessoas com uma paella de cordeiro elaborada pelo chefe de cozinha Roberto Vianna. Na rua João Abott, 721, Lona vai falar sobre elaboração de espumantes e dar dicas de como esfriar, abrir e servir a bebida. Convites pelo telefone (51) 3779-8859.

Conquista do oeste

Depois de ganhar as gôndolas de mais de 200 lojas da Rede Walgreens, a linha Macaw, da vinícola gaúcha Perini, conquistou mais um importante espaço no mercado norte-americano. Desde o começo do mês de novembro, o Macaw Tannat está à disposição dos frequentadores do bar Downtown Joe’s, em Napa Valley, na Califórnia reconhecida como a principal região produtora de vinhos dos Estados Unidos. E a escolha do Downtown Joe’s não foi por acaso. O bar está localizado em uma das principais avenidas de Napa Valley e é ponto de encontro de moradores e turistas que passam pela cidade, segundo Franco Perini, diretor comercial da empresa.

Empreendedorismo em Canoas

Com objetivo de disseminar dados sobre o cenário atual do empreendedorismo, apresentar boas práticas, ferramentas de gestão inovadoras, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Canoas, realizará, amanhã, o 1º Seminário do Empreendedorismo. Dirigido a empresários e futuros empreendedores, o evento acontecerá no Auditório Arsênio Both (Auditório Azul), situado no Prédio 1, 5º andar do Unilasalle, a partir das 18h.

Sinplast

O Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Rio Grande do Sul (Sinplast-RS) realizará, na sexta-feira, na Fiergs, a cerimônia de posse dos membros da gestão 2015-2018. O atual presidente Edilson Deitos foi reeleito e estará à frente da entidade por mais três anos. Empresário de Guaporé, Deitos é diretor da Zandei Plásticos e integra a diretoria da Fiergs. Junto com o presidente, serão empossados diretores, membros do Conselho Fiscal e delegados junto à federação.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *