DANILO UCHA – América Latina sem fronteiras

Roberto Gianetti da Fonseca, presidente do Ceal Brasil

Roberto Gianetti da Fonseca, presidente do Ceal Brasil

O Rio de Janeiro se transformará no mais importante centro de discussão dos temas que preocupam as lideranças empresariais, políticas e institucionais da América Latina, nos dias 15 e 16 de outubro. No período, acontecerá a 26ª Conferência Anual do Conselho Empresarial da América Latina (Ceal), maior e mais representativo encontro empresarial e político do continente, que, neste ano, tem como tema central América sem Fronteiras e prevê reunir aproximadamente 300 líderes latino-americanos e europeus, incluindo 80 palestrantes e debatedores, considerando autoridades, presidentes de empresas, lideranças políticas e institucionais de várias áreas e oriundas de todo o continente. Em entrevista exclusiva à coluna, o presidente internacional do Ceal, Ingo Plöger, comentou que a AL, por ser uma área pacífica, com grande potencial de produção agrícola, energética e industrial, além de detentora de grandes recursos naturais, principalmente água, tem mais alternativas do que problemas e pode ser "a solução para o mundo". O encontro será coordenado, também, pelo presidente do Ceal Brasil, Roberto Gianetti da Fonseca.

Máquina de flores

Porto Alegre ganhou sua primeira máquina de flores. Semelhante à de venda de refrigerantes, basta escolher a flor e passar o cartão de crédito ou de débito. Foi instalada no aeroporto Salgado Filho pela Flower Machine, de Curitiba.

Mulheres

Nos 31 membros da diretoria da Federação da Agricultura do RS, recém-eleita, há duas mulheres. Yara Bento Pereira Suñe, de Lavras do Sul, é diretora-suplente, e Maria Teresa Scherer Mendes, de Camaquã, é suplente do Conselho Fiscal.

Pioneirismo

A Arena do Grêmio é a primeira do Brasil a ter autoatendimento para a venda de ingressos. Para a disputa Grêmio x Santos já será possível adquirir ingressos por totens, terminais de autoatendimento localizados próximo à entrada do portão A.

Azeite

A Rasip Alimentos, de Raul Anselmo Randon, é uma das empresas gaúchas que resolveu apostar no azeite de produção nacional. Depois de um projeto piloto, em meio hectare, em Vacaria, passou a área plantada para 35 hectares. Desta forma, passará a ofertar aos seus clientes duas opções: nacional e importado do Chile.

Texel

Criadores de ovinos Texel de Santana do Livramento e da Grande Porto Alegre levarão dois caminhões com 100 animais cada para a II Exposição de Ovinos, em Castro (PR). A organização é da Brastexel – Associação Brasileira de Criadores de Texel.

Confirmação

A Exposição-feira de Animais de São Gabriel está confirmando os melhores prognósticos dos pecuaristas sobre comercialização de touros, fêmeas e terneiros. Antes mesmo de terminar, já supera os números gerais do ano anterior. Até terça-feira, dia 6 de setembro, os remates e leilões realizados na 81ª Exposição-feira Agropecuária de São Gabriel totalizaram mais de R$ 2,23 milhões, valor superior ao de todos os remates e leilões de pecuária da 80ª edição, realizada em 2014. "Não estamos nem na metade da programação de leilões e já temos estes números, que demonstram a enorme competência do produtor rural da região, capaz de apresentar um produto de qualidade apurada, mesmo em tempos de crise", ressaltou o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente reeleito da Farsul, Tarso Teixeira.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *