DANILO UCHA – Aeromóvel Canoas terá veículos da Marcopolo

Veículos do sistema de transporte urbano serão fabricados por gaúchos

PREFEITURA DE CANOAS/DIVULGAÇÃO/JC

Veículos do sistema de transporte urbano serão fabricados por gaúchos

O projeto do aeromóvel, moderno sistema de transporte urbano desenvolvido por gaúchos, dá mais um passo para sua concretização em Canoas, enquanto, em Porto Alegre, continua restrito ao pequeno trecho entre o aeroporto Salgado Filho e o Trensurb. Na segunda-feira, dia 30, às 9h, o prefeito Jairo Jorge (PT), de Canoas, assinará, em seu gabinete, o termo de anuência para que a empresa caxiense Marcopolo forneça os veículos para o aeromóvel local, numa iniciativa louvável, prestigiando uma empresa gaúcha. Os de Porto Alegre foram fabricados no Rio de Janeiro. O ato terá a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Dario Rais Lopes, que permanecerá na cidade para conhecer o projeto.

Arroz para o México

O México quer importar sementes de arroz desenvolvidas pelo Instituto Riograndense do Arroz (Irga). Mario Torres Badillo e Francisco Arias Santana, do Consórcio de Investigación y Desarrollo del Arroz, do México, estiveram com o presidente do Irga, Guinter Frantz, e os diretores Mauricio Fischer e Tiago Barata, mais Luciano Carmona, representante do Fondo Latinoamericano para Arroz de Riego, quando manifestaram a intenção de importar o cultivar Irga 424 para plantio no México.

Mundo Verde

A empresa Mundo Verde inaugurou sua primeira loja em Rio Grande, no Shopping Partage. Com isso, a rede chega a oito unidades instaladas no Rio Grande do Sul.

Vinheria

Um novo espaço de vinhos abrirá em Porto Alegre em dezembro. A Vinheria Brasil, um bar e loja de vinhos, sob o comando da sommelier Carla Carvalho, na Tristeza. Haverá uma máquina Enomatic, que disponibilizará quatro rótulos diferentes para os vinhos em taças. Os vinhos serão trocados a cada dia, de forma que possibilite ao cliente conhecer em um curto prazo todos os rótulos da casa. Paralelamente às vendas, haverá encontros e palestras.

Parlamentarismo

O leitor Antonio Augusto d’Ávila comentou a nota sobre parlamentarismo publicada na quinta-feira. Diz ele: "Presidencialismo é um eufemismo. Na verdade, temos uma monarquia temporária, portanto incompatível com a divisão de poderes exigida em todas as democracias. Esse tipo de monarquia não deu certo em lugar algum do mundo, exceto na Costa Rica. Nos Estados Unidos, a deposição é à bala (não confundir com rapidez, como no Paraguai)".

Antibiótico no frango

A Associação Brasileira de Proteína Animal enviou nota, assinada por Marcelo Oliveira, esclarecendo sobre a questão de antibióticos em frangos. Diz que "o setor avícola nunca afirmou que não são usados antibióticos na produção de frangos" e garante que eventuais resistências bacterianas, encontradas em São Paulo pela Proteste, não são consideradas risco para a saúde do consumidor por um simples motivo: não se consome carne de frango crua. "Durante o cozimento, qualquer bactéria resistente é eliminada, sendo o produto totalmente propício para o consumo." A informação conclui dizendo que a grande luta do setor para esclarecer a população é sobre o não uso de hormônios: "Existe este mito que corre pelo público leigo, não técnico, como uma forma de tentar justificar o crescimento do frango na granja. Não é verdade, não são usados hormônios na criação. O que faz o frango crescer em bom ritmo é a união de três fatores: genética de ponta, gestão adequada de insumos (99% de milho e soja) e ambiência (condições adequadas para a produção). Além de tudo isto, é proibido por legislações no Brasil e em todo o mundo".

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *