DANILO UCHA – A luz no fim do túnel

Concessões de energia elétrica serão renovadas logo

Concessões de energia elétrica serão renovadas logo

De acordo com documento que circula pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), uma questão que angustia a CEEE-D e diversas outras distribuidoras de energia que tiveram suas concessões vencidas recentemente está prestes a ser solucionada: a assinatura da renovação dos contratos. Para esta próxima quarta-feira, está prevista a publicação da minuta do aditivo contratual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). E no dia 6 de novembro, haverá a publicação de portaria do Ministério de Minas e Energia convocando as distribuidoras para a assinatura do aditivo até o dia 6 de dezembro. O contrato de concessão da CEEE-D expirou no dia 7 de julho, e a situação causa dificuldades, como, por exemplo, para a tomada de financiamento por parte da estatal gaúcha.

Wagyu

A Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu firmou parceria com a TÜV Rheinland Brasil para a elaboração do protocolo oficial de tipificação de carcaças e do programa de raça certificada. A iniciativa da ABC Wagyu garantirá padronização e maior qualidade da carne ao mercado consumidor, bem como facilitará a entrada do produto em outros países. Atualmente, apenas a raça Angus possui esse protocolo, e a TÜV Rheinland é a certificadora oficial do Programa Carne Angus Certificada.

Eventos sociais

A Associação Brasileira de Empresas de Eventos formalizou a criação do Comitê de Eventos Sociais, que terá atuação nacional e internacional e será coordenado, no Rio Grande do Sul, pela empresária gaúcha Graça Kurylo. O anúncio foi feito pelo vice-presidente da área institucional da entidade e presidente da regional RS, Maurício Cavichion. O segmento social, principalmente casamentos, faturou R$ 20 bilhões, no País, em 2014, com uma expectativa de crescimento de 6% neste ano.

Empreendedor e inventor

O único fundador ainda vivo da Dambroz S.A. Indústria Mecânica e Metalúrgica, de Caxias do Sul, Carlos Candido Finimundi, aos 94 aos, lançou o livro Legado de um jovem de 94 anos, com a história de sua vida e da empresa, hoje grande fundição e usinagem, fabricante de máquinas para mineração e implementos rodoviários. Nasceu em Santo Antônio da Patrulha, mas fez sua carreira de industrial na Serra Gaúcha.

Imóveis

As construtoras e imobiliárias já estão oferecendo descontos entre 30% e 50% na compra de imóveis novos. Para o setor imobiliário, é o ano da pior crise dos últimos 16 anos. De acordo com Maurênio Stortti, da MS Properties, 2015 será o primeiro ano com queda real dos preços dos imóveis no País.

Dureza

O difícil cenário econômico atingiu em cheio a indústria do cimento, que registrou queda de 10,4% nas vendas no acumulado do ano até agosto. Com uma inflação de dois dígitos nos custos de produção e pressionada pelo impacto do dólar nos insumos importados, a Votorantim Cimentos já revisou sua estrutura, reduziu custos e vem buscando combustíveis alternativos. Ainda assim, não consegue absorver a inflação persistente. A produção da região Sul no 1º trimestre de 2015 cresceu 0,6% em comparação a 2014. Ao todo, foram produzidas 2.513.973 toneladas de cimento. No mesmo período, a produção total do Brasil caiu 5,3%. Em relação às vendas, no período janeiro-agosto de 2015, a região Sul apresenta queda acumulada de 3%.

Cachoeira e Rio Pardo

Está confirmada para amanhã, às 9h30min, audiência pública para tratar dos portos de Cachoeira do Sul e Rio Pardo, realizada pela Comissão de Assuntos Municipais. De acordo com o proponente, deputado estadual Adolfo Brito (PP), serão debatidos, principalmente, os projetos e planos do governo do Estado para implementação dos dois portos e as ações para fomentar o transporte de cargas e passageiros nos rios gaúchos.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Folha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *