DANILO UCHA – A importância das certificações ISO

Advogado Geraldo Nogueira da Gama celebra a conquista

Advogado Geraldo Nogueira da Gama celebra a conquista

As certificações ISO estabelecem parâmetros de sistema de gestão da qualidade para uma organização demonstrar sua capacidade de atingir os requisitos dos clientes e aumentar sua satisfação e, por isso, são buscadas pelas empresas e prestadores de serviços. Uma empresa que adota a referida norma busca constantemente melhorias em seu sistema de gestão da qualidade, o que aumenta sua capacidade de alcançar bons resultados em qualidade, produtividade e credibilidade. No Direito, a conquista da ISO 9001 se traduz em eficiência, sendo um aliado do negócio para o seu crescimento e melhoria contínua, como informa o advogado Geraldo Nogueira da Gama, ex-secretário de Justiça do Rio Grande do Sul, cujo escritório, com 45 anos de existência e 50 profissionais, sendo 27 advogados, recebeu a certificação do Bureau Veritas em prestação de serviços jurídicos ao segmento empresarial, com atuação nas áreas civil e tributária. Geraldo Gama também comemora a citação na revista Análise da Advocacia como um dos 500 escritórios mais admirados do Brasil.

IR sobre ações

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, decidiu que a incorporação de ações, nos casos em que uma empresa se converte em subsidiária integral (companhia que tem uma única sociedade brasileira como acionista) de outra e a participação societária dos sócios é substituída por ações da controladora, não é suscetível à tributação pelo Imposto de Renda da Pessoa Física. Para Felipe Grando, especialista em Direito Tributário, a medida é importante, já que permite a elaboração de um planejamento tributário mais seguro, pautado em interpretação colegiada já feita pelo Judiciário.

Brasil-Itália

O Brasil e a Itália acertaram uma agenda bilateral e assinaram vários acordos nas áreas de comércio e investimentos, defesa, educação, além de parcerias para pequenas e médias empresas. Foi resultado da visita que o chanceler italiano Paolo Gentili fez, no dia 3, ao vice-presidente Michel Temer e aos ministros da Defesa, Aldo Rabelo; de Relações Exteriores, Mauro Vieira; e do Planejamento, Nelson Barbosa. A Itália é parceira estratégico do Brasil desde 2007. Cerca de 30 milhões de brasileiros possuem origem italiana. Em 2014, a Itália foi o 9º principal parceiro comercial brasileiro.

Prêmio Press

Os organizadores do Prêmio Press, que homenageia jornalistas da imprensa gaúcha, concluíram a apuração dos votos através da internet e, agora, encaminharam a relação de cinco finalistas de cada uma das 17 categorias ao júri de convidados, que apontará os vencedores. Segundo Julio Ribeiro, diretor da revista Press, o júri é constituído por 60 personalidades do mundo político, empresarial, institucional, jornalistas, professores universitários, especialistas em comunicação e assessores de imprensa. Os resultados e a premiação serão conhecidos em grande festa, dia 26, no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Mérito Cultural

O escritor gaúcho Aldyr Garcia Schlee, que está com vários livros na 61ª Feira do Livro de Porto Alegre, principalmente na banca da livraria Palmarinca, foi admitido na Ordem do Mérito Cultural, na classe Comendador, em ato assinado, em Brasília, pela presidente da República, Dilma Rousseff. Também foi admitido na Casa de Cinema de Porto Alegre.

Parada geral

Durante oito dias ininterruptos, a Linha 2 da Celulose Riograndense, em Guaíba, será desligada por completo, com o objetivo de ajustar e aprimorar os mecanismos de produção fabril. Começará às 6h do dia 8/11 e terminará às 8h do dia 16/11, totalizando 194 horas de paralisação. A Linha 1 permanecerá em operação normalmente. Cerca de 1,1 mil funcionários das empresas Valmet, Demuth, Siemens, entre outras, trabalharão para efetuar as melhorias nos sistemas.

O muro

A derrubada do muro da Mauá faria com que Porto Alegre ficasse sujeita ao risco de sofrer cheias devastadoras, pois comprometeria o sistema de proteção implantado desde a altura da avenida Assis Brasil até o bairro Cristal, numa extensão de 24 quilômetros, do qual é parte integrante. A afirmação foi feita, ontem, pelo conselheiro da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, engenheiro Carlos Alberto Petersen, com a experiência de quem dirigiu o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), entre os anos 1985 e 1988, e também a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), de 1991 a 1995. Ele falou no debate promovido pela Sergs, onde o diretor-geral do Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), sociólogo Tarso Boelter, também defendeu a manutenção do muro da Mauá. Já o diretor-geral do Dmae, engenheiro Antônio Elisandro de Oliveira, apresentou o plano de investimentos do órgão nas áreas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na cidade.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *