DANILO UCHA

Nova Petrópolis cria mais atrações para turistas

DANILO UCHA/ESPECIAL/JC

Marcos Lawrenz tem um sítio de produtos orgânicos

Marcos Lawrenz tem um sítio de produtos orgânicos

O município de Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, está incrementando sua aposta na atração de turistas para curtir a bela natureza da região cheia de morros e florestas, a gastronomia típica dos imigrantes alemães e os eventos especiais que animam a cidade em várias estações do ano: festival de folclore, festival de malhas, festival de sabores da colônia, voos de asa delta e encontro de cervejeiros. A mais recente atração é o Sabores da Colônia, com o objetivo da promoção e resgate das comidas tradicionais da região colonial, com destaque para a novidade do uso de apenas produtos orgânicos, como os almoços oferecidos no Sítio 4 Estações, de Marcos Lawrenz, com 10,4 hectares, a poucos quilômetros do Centro da cidade. Lawrenz produz frutas, verduras e animais de maneira orgânica, sem uso de produtos químicos. A prefeitura apoia a iniciativa, informou o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Daniel Sampaio Camargo, não só porque atrai visitantes, mas, também, promove a agroecologia e oferece novas oportunidades econômicas para os pequenos proprietários. Entre os dias 17 e 20 de julho, haverá outro evento especial.

Medalha

O diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, recebeu a Medalha Floriceno Paixão de Mérito ao Trabalho. O prêmio é um reconhecimento às pessoas e entidades que prestam reconhecidos e relevantes serviços ao mercado do trabalho no município de Porto Alegre.

Foton Guaíba

O novo CEO (executivo-chefe) da Foton Aumark do Brasil, representante exclusiva da Beiqi Foton Motor Co. no País para caminhões, Bernardo Hamacek, confirmou em seu primeiro pronunciamento a continuidade das obras da fábrica de caminhões Foton que está sendo erguida em Guaíba. Hamacek tem experiência na Iveco, na Fiat/CHN e em empresas do setor automotivo no México, na Argentina, nos Estados Unidos e na Itália.

Invasão latina

Tem razão de ser a verdadeira invasão de torcedores latino-americanos nesta Copa do Mundo. Argentinos, colombianos, mexicanos e chilenos estão em massa no Brasil. Não só pela proximidade, mas também porque, economicamente, essa é uma oportunidade praticamente inigualável para toda uma geração. As Copas de 1998 e 2006 foram na França e na Alemanha, respectivamente, países europeus onde o custo é elevado para os padrões latinos. A de 2002, no Japão e Coreia do Sul, mais inviável ainda. Em 2010, foi na África do Sul — viagem cara. O futuro também não será acessível: 2018 na Rússia e 2022 no Catar.

Charque

A história do charque e sua importância para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul estão sendo mostrados para os visitantes que forem até ao Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia. A exposição está no Piquete Morro da Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul, resultado de pesquisa de campo realizada nas charqueadas da região de Pelotas pela jornalista Carolina Jardine. A atividade foi trazida ao Estado pelo português José Pinto Martins e expandiu-se na região, que chegou a ter 40 charqueadas e a abater 1 milhão de cabeças por temporada (novembro a abril). O ciclo do charque começou em 1780, com a primeira charqueada em Pelotas, e terminou em 1930, com a falência do Banco Pelotense. Turistas australianos, alemães, argentinos e norte-americanos já visitaram a mostra. O piquete ainda oferece oficinas para aprender como se faz o tradicional arroz de carreteiro. Seguidas de degustação!

O Dia

  • O Rio Grande tem saída? O economista Lucas Schifino, da Fecomércio, vai tentar encontrá-la, sexta-feira, às 8h, durante palestra para a Amcham, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos.
  • Data Cempro patrocina o Seminário de Assuntos Contábeis de Pelotas, sexta-feira, na Universidade Católica, a partir das 8h.
  • O advogado Zulmar Neves palestrará sobre Arbitragem na Indústria Metalmecânica, sexta-feira, às 8h30min, na CIC Caxias do Sul.
  • Panorama do setor de óleo e gás será apresentado pelo gerente jurídico da Shell, Gabriel Alves da Costa, na Federasul, sexta-feira, às 8h.
  • A Associação dos Economistas da Região Sul-RS receberá, às 10h, o presidente do Corecon-RS, Leandro Lemos, que, às 19h, fará palestra na Faculdade de Economia da Ufpel.
  • O advogado Marco Antonio Campos palestrará, sexta-feira, às 10h, na UniRitter, sobre advocacia e cinema.
  • O ministro da Agricultura, o gaúcho Neri Geller, está sendo esperado,  sexta-feira, às 11h, em Porto Alegre, na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). Depois, seguirá para Passo Fundo.
  • Nesta sexta-feira, às 10h, será inaugurada, no Bourbon Shopping Wallig, a loja Beden Sleep Comfort, de produtos para o “bem dormir”.
  • A TreeTalk realizará, sexta-feira, uma imersão em inglês, às 20h, para quem quer praticar conversação. Ingresso a R$ 20,00 mais um agasalho para doação, no Oak’s Califórnia Burritos, Pátio Ivo Rizzo, 2º andar. Fica na rua Félix da Cunha, 1.215.
  • Às 14h, sexta-feira, palestra sobre o Ministério Público e o terceiro setor, no Centro Social Padre Pedro Leonardi (rua Chácara do Banco, número 71, Restinga Velha), entrada franca.
  • Vinhos de Itália, Portugal, Brasil e Chile serão degustados, às 16h, na Essere Joias, de Beatriz Zaluski, Maria Zaluski e Claudia Broglia, fornecidos pela Super Vinhos, de Gabriela Fossá.
  • A rede Nella Pietra Pizza, criada pelo empresário Fabio Centenaro, em Caxias do Sul, completou 12 anos em junho. São cinco unidades em Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Frederico Westphalen e Porto Alegre e cinco franquias (Bento Gonçalves, Canoas, Porto Alegre Zona Sul, Passo Fundo e Santa Maria).
  • Neste sábado, dia 28 de junho, a Universidade Feevale completa 45 anos.
  • Domingo, a partir das 15h, comemorações juninas no Shopping Total.

Fonte: Jornal do Comércio |

ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 27/06/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *