DANILO UCHA

Os gargalos burocráticos na construção

MARCOS NAGELSTEIN/JC

Ricardo Sessegolo preside o Sinduscon-RS

Ricardo Sessegolo preside o Sinduscon-RS

Os gaúchos que participarão, amanhã, do I Encontro nacional sobre licenciamentos na construção, em Curitiba, levarão muita munição, pois o Rio Grande do Sul e, em particular, a prefeitura de Porto Alegre estão entre os estados e municípios que mais complicam e demoram na concessão de licenças. O presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, que tem uma grande bagagem de casos gaúchos, vai contribuir contando as experiências locais. O encontro é uma iniciativa da Frente Nacional dos Prefeitos, Câmara Brasileira da Indústria da Construção, prefeitura de Curitiba, Sinduscon-PR e o Senai. Está prevista a participação dos secretários responsáveis pelos licenciamentos de São Paulo, Fortaleza, Rio de Janeiro, Goiânia, Porto Alegre, Belém, Joinville, Belo Horizonte e Salvador, além de Curitiba. Será apresentado o estudo O Custo da burocracia no Imóvel, realizado pela Booz&Co, que analisa os gargalos burocráticos que oneram os empreendimentos imobiliários, impactando toda a sociedade. A redução de prazos para a concessão de licenciamentos poderia ser uma forma de ajudar nas finanças municipais, pois anteciparia receitas oriundas de tributos importantes como ISS, ITBI e IPTU.

Refis da Copa

O programa que facilita o pagamento de débitos em atraso será reaberto, por 15 dias, em dezembro. Os pedidos devem ser protocolados no site da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ou da Receita Federal.

Alstom

Não vai faltar trabalho aos empregados da Alstom, em Canoas. A multinacional assinou contrato de € 14 milhões para fornecer sistemas elétricos para a Voltália Energia do Brasil ligar dois complexos eólicos em São Miguel do Gostoso e Vila Amazonas, no Nordeste, injetando 201 MW na rede elétrica brasileira.

Expo Supermercado

A 14ª Expo Supermercado será realizada nos dias 14 e 15, na Fenac, em Novo Hamburgo. Além da montagem de supermercado modelo, haverá rodadas de negócios e mostra de produtos e equipamentos.

Enólogo do Ano

Iniciou-se o processo para escolha do Enólogo do Ano. Até dia 16, os sócios da Associação Brasileira de Enologia poderão votar, através do site da entidade, no colega que mais se destacou e contribuiu para o setor ao longo de sua trajetória. O homenageado será conhecido no jantar Dia do Enólogo, em 24 de outubro, na Churrascaria Ipiranga, em Bento Gonçalves.

Egescon

O astronauta brasileiro Marcos Pontes será um dos palestrante do 2º Encontro Gaúcho das Empresas de Serviços Contábeis, iniciativa do Sescon-RS, na Sociedade Libanesa, dias 16 e 17. Um dos objetivos é difundir práticas de excelência em gestão, segundo Diogo Chamun, presidente do Sescon-RS.

Ortobom

A empresa paulista de colchões Ortobon está comemorando 45 anos com campanha de vendas oferecendo 40% de desconto e parcelamento em 10 vezes sem juros. A empresa é líder nacional do mercado de colchões e é a segunda maior rede de franquias em número de lojas no Brasil, com 1.875 unidades, sendo nove no exterior.

Prêmio

A agente fiscal da Receita Municipal de Porto Alegre Cristina Lengler foi premiada com o 1º lugar em concurso promovido pelo VII Seminário Nacional de Melhores Práticas e Propostas de Gestão da Arrecadação e do Gasto Municipal. Seu trabalho foi Financiamento do investimento público no sistema de drenagem urbana de áreas pluviais no Brasil.

Inglês

A rede Fisk de escolas de inglês substituirá o exame interno de fim de curso pelo exame internacional Michigan English Test – MET, criado pela Cambridge-Michigan Language Assessments – CaMLA. Medirá a efetiva qualidade do inglês aprendido pelos alunos.

O Dia

  • Os espanhóis e seus descendentes são convidados do  Consulado da Espanha e Estação Musical para o Dia da Hispanidade, com música e dança, no Centro Espanhol, na Travessa Sul, 102.
  • No Porto Alegre Country Club, torneio de golfe sob o comando de Salete Foernges e palestra de Maurício Macedo, gerente do Centro de Eventos da Fiergs.
  • O Grupo Processor apresentará as novidades em sistema de gestão, às 8h30min, na rua Severo Dullius, 410.
  • A Braskem receberá, às 9h, no Polo Petroquímico de Triunfo e na Estação Ambiental, professores no programa Caminhos da Reciclagem — Um novo olhar sobre o plástico.
  • Lançamento da Carta de Conjuntura FEE, às 10h, na rua Duque de Caxias, 1.691.
  • Almoço do Instituto dos Advogados, às 12h, no Hotel Plaza São Rafael, com o desembargador Tadaqui Hirose, presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
  • A Grife de moda Nina Moreno abrirá franquia em Bento Gonçalves. Alessandra Mainardi e Fernando Calgaro são os franqueados de Elisandra Morais e João Ari da Silva.
  • Criação de terneiras será tema de Fabiano Bueno Lopes, zootecnista, às 13h30min, no 6º Simpósio do Leite, em Palmeira das Missões.
  • Começará a 8ª Feira do Livro Infantil nos Parques de Porto Alegre, às 14h, no Parque Germânia, com lançamento de O Negrinho do Pastoreio, de Luiz Coronel e presença de Tânia Carvalho, madrinha da feira.
  • Leilão Genética do Pampa oferecerá 100 fêmeas e 60 touros Hereford e Braford, às 16h, em Bagé.
  • A Cabanha Pedro Surreaux realizará leilão de Hereford e Braford, às 19h, em Uruguaiana.
  • Os escritórios Auro Ruschel Advogados, Marcos Eberhardt Advocacia Criminal e C&Z Gestão Organizacional promoverão debate sobre anticorrupção, às 19h, no restaurante Peppo Cucina.
  • A argentina Claudia Boatti, editora da revista Design e Decoração, fará palestra, às 19h30min, no Translab, na rua Professor Duplan, 146.
  • O regente e compositor gaúcho Marcelo Nadruz lançará DVD de música de concerto contemporânea Súbita Conexão, no Centro Cultural CEEE, na Rua dos Andradas, 1.223, às 19h30min.
  • Vários chefes de cozinha, entre eles Miguel Boesio, do Hotel Plaza São Rafael, participarão do jantar em benefício do Instituto da Criança com Diabetes, na Associação Leopoldina Juvenil, às 19h30min.

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 09/10/2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.