DANILO UCHA

 

Simples pela culatra

Coisas de legislação brasileira. A ampliação do Simples Nacional, feita para beneficiar pequenas e médias empresas, especialmente de serviços, na área da tributação, está dando efeito contrário. Estudos da Confirp, empresa de contabilidade, constataram que a opção pelo sistema “praticamente dobra a tributação”, segundo Welinton Mota, diretor da consultoria. E, por falar em Simples, a Receita Federal está mandando notificações a pequenas empresas que têm dívidas tributárias de 2013 ameaçando expulsá-las do programa, em 2015, se não pagarem.

Simples II

A Lei Complementar 147/2014, sancionada em agosto, será o tema do Seminário Alterações do Simples Nacional que a Fecomércio-RS promoverá, dia 15 de outubro, às 9h, em sua sede. A legislação, que universalizou o Supersimples, regulamentou o uso da substituição tributária e criou um cadastro único para as micro e pequenas empresas precisa ser decifrada.

Na China

Uma missão gaúcha de empresários irá participar da Feira de Cantão, em outubro, na cidade de Guangzhou. A organização é de Nelson Lacerda, da Lacerda e Lacerda Advogados (51) 9115.4373.

Safra do linguado

Os meses de outubro e novembro marcam a safra do peixe linguado na Lagoa dos Patos. É o momento de comer linguado fresco.

Tabaco

A produção e indústria gaúcha de fumo, uma das que mais contribui para os cofres públicos, emprega milhares de pessoas e envolve mais de 160 mil produtores no País, está em debate (vide coluna Painel Econômico do dia 25/9). Em artigo publicado na revista da FEE, a economista e pesquisadora Áurea Corrêa de Miranda Breitbach aborda a importância do fumo na história econômica regional e para os agricultores. A íntegra do artigo pode ser acessada emhttp://revistas.fee.tche.br/index.php/indicadores/article/view/3341. Clóvis Campos, da Bridges Services, mandou dizer que “todas as campanhas contra a lavoura e indústria do fumo no Brasil estão equivocadas, pois enquanto tentamos diminuir que a população utilize o fumo produzido aqui, o contrabando abastece (inclusive com material de baixíssima qualidade) os fumantes brasileiros. Estamos prejudicando duplamente nosso país. Impedimos que nossa indústria melhore e permitimos que a população se intoxique com produtos duvidosos. A hipocrisia está solta. Existe uma total ‘cegueira’ ante ao contrabando nas fronteiras. Eles permitem que se estabeleçam estas passagens, para que outras mais prejudiciais não ocorram. Estamos na era do menos pior”.

Estaleiro

A formalização do acordo entre a MB Serviços de Manutenção e Reparos Industriais e a Superintendência de Portos e Hidrovias para o estaleiro na Capital foi adiada. Seria hoje, mas a assessoria de imprensa informou o adiamento e que ainda não está definida uma nova data.

Farroupilha

Os vencedores da 9ª Seleção de Vinhos de Farroupilha, que teve 174 amostras inscritas, serão divulgados, dia 4, em jantar-baile no Parque Cinquentenário. Os vinhos, frisantes, espumantes e sucos de uva passaram por análise sensorial de mais de 30 enólogos, representantes de instituições de ensino e pesquisa, profissionais da indústria vinícola e enófilos.

O Dia

  • Hoje, Dia Internacional do Idoso, colaboradores voluntários da Unicred do Brasil—Porto Alegre dedicarão a tarde aos moradores da Sociedade São Vicente de Paulo—Almirante Barroso, em Porto Alegre.
  • Entrará em operação o portal do novo produto da Rede Plaza de Hotéis Resorts & SPAs: www.plazavacationclub.com.br.
  • A consultora de estilo Angela Di Verbeno concluirá, em São Paulo, curso de empreendedorismo para palestrantes, na Academia do Palestrante.
  • O diretor técnico do Instituto de Medicina Preventiva do Hospital Mãe de Deus, médico Newton Barros, assumirá vaga no Conselho Federal de Medicina, em Brasília.
  • Sebrae-RS realizará, em Seberi, às 9h30min, Dia de Campo para produtores de leite.
  • A secretária de Trabalho e Emprego de Porto Alegre, Luiza Neves, abrirá, às 10h, na Secretaria Municipal de Administração, avenida Siqueira Campos, 1.300, 14º andar, seminário do Dieese sobre rotatividade no mercado de trabalho.
  • Secretaria da Cultura, CEEE, Gerdau e Petrobras inaugurarão a Sala de Música do Multipalco Theatro São Pedro, às 10h.
  • Hospital Moinhos de Vento promoverá encontro sobre Pesquisa Clínica, às 12h30min, na sala 1, térreo, bloco B (acesso pela rua Tiradentes, 333).
  • O Tá na Mesa da Federasul receberá a economista chefe do Grupo Icatu Seguros, Victória Werneck. Falará, às 12h, sobre política econômica em 2015.
  • O Shopping Iguatemi terá CineMaterna, às 14h, com o filme O Doador de Memórias. A sala é especialmente preparada para mamães e seus bebês até 18 meses.
  • Palestra sobre arbitragem, com o advogado André Jobim de Azevedo, às 18h, no Iargs, travessa Acylino de Carvalho, 21, 5º andar.
  • A premiação do Top Ser Humano e Top Cidadania, da Associação Brasileira de Recursos Humanos-RS, será, às 20h, no Grêmio Náutico União — sede Alto Petrópolis.

 

Fonte: Jornal do Comércio

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 01/10/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *