DA HORTA AO SÚPER | Parceria para vender alimentos melhores

Pressão de preço faz supermercados estreitarem aliança com produtores

Com consumidores cada vez mais exigentes, os supermercadistas estreitam a relação com os agricultores para oferecer alimentos de melhor qualidade e com reposição mais rápida.
A tendência que envolve de grandes redes a pequenos varejistas é um dos temas da Expoagas deste ano, que começou ontem no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado (Fiergs), em Porto Alegre. A mostra antecede o maior evento agropecuário do Estado, a Expointer, que se inicia no sábado, em Esteio, onde a agricultura familiar também tem lugar cativo.
Entre as vantagens que os supermercadistas oferecem ao produtor, estão assistência técnica e preços mais vantajosos no mercado. O objetivo maior nesta relação são os hortifrutigranjeiros, que têm demanda alta nas gôndolas.
– Os supermercados precisam selecionar os fornecedores e pagar bem pelo produto de mais qualidade, estimulando o produtor a produzir melhor – diz o presidente da Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas), Antônio Cesa Longo.
Longo informa que, há 15 anos, a cada 100 quilos de produtos entregues, até 25% eram descartados por problema de qualidade. Hoje, a rejeição chega no máximo a 8%.
– A nossa meta é reduzir para no máximo 4% – destaca Longo.
Pioneira no Rio Grande do Sul, a Walmart trabalha há 10 anos com o Clube do Produtor. O projeto, que começou com 14 famílias, hoje reúne 1,1 mil agricultores.
Para o gerente de agronegócios do Walmart na Região Sul, Ari Biondo, uma das principais vantagens é a eliminação dos atravessadores, o que possibilita oferecer preços menores para os consumidores.
– Além disso, conseguimos melhorar a variedade de produtos e também fidelizamos o cliente – ressalta.
A Agas pretende incentivar a participação dos supermercadistas durante a Expointer, com o objetivo de buscar negócios com os produtores que vão participar do pavilhão da agricultura familiar da feira.

NESTOR TIPA JÚNIOR

Fonte: Zero Hora

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