Curso ensina a fazer um melhor aproveitamento da água na agricultura

 

Curso está com inscrições abertas em Petrolina.
Capacitação será entre os dias 4 e 7 de novembro.

Tecnologia é a saída certeira para manter a produção a todo vapor. (Foto: Reprodução/TV TEM)

Agricultura irrigada (Foto: Reprodução/TV TEM)

A agricultura irrigada é um dos fatores que mais ajudaram no desenvolvimento de Petrolina, no Sertão pernambucano, e das cidades vizinhas. Com o cenário atual de crise hídrica, para que essa técnica continue fortalecendo a economia local, é necessário que sejam usados métodos de otimização da água. Manter a produção, sem desperdícios dos recursos hídricos, será o tema de um curso que está com inscrições abertas na cidade.

De acordo com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Marcelo Calgaro, a capacitação tem como objetivo mostrar que existem possibilidades de aumentar a eficiência no uso da água. “A crise hídrica já é uma realidade. Então é necessário conscientizar que existem técnicas e equipamentos para produzir, por exemplo, a mesma quantidade de frutas utilizando menos água”, explicou.

O público-alvo do curso são as pessoas que trabalham na área de irrigação, principalmente os técnicos, além de estudantes. “Durante o curso faremos uma releitura dos conhecimentos básicos, como a parte de estudo de solo, clima, agrometeorologia e depois vamos focar na parte do manejo com sensores, cálculos, técnicas e equipamentos. No último dia vamos ao campo ver na prática o que foi estudado”, contou o pesquisador.

O 14º Curso de Manejo de Irrigação da Embrapa Semiárido será entre os dias 4 e 6 de novembro, às 19h, e no sábado (7), no período da manhã. A carga horária é de 9h de aulas teóricas e 4h de práticas. As inscrições acontecem no escritório de apoio da empresa que fica no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, na região central da cidade. Outras informações podem ser obtidas no site da instituição ou pelos telefones (87) 3861-4442 e (87) 3861-4947.

Do G1 Petrolina

Fonte : Globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *