Cristal terá uma usina de etanol

Deve ser iniciada em março de 2014, em Cristal, a construção de usina de etanol no Rio Grande do Sul. Com investimento de R$ 150 milhões, a unidade terá capacidade de produzir 100 milhões de litros por ano. O início das operações está previsto para o final de 2015.

‘Vamos incrementar 400 mil hectares com novas alternativas’, disse o agrônomo Valdir Pedro Zonin, coordenador da Câmara da Agroenergia. Entre as possibilidades, sorgo, triticale, arroz gigante e a batata-doce energética. Como coprodutos, serão produzidos ainda farelo concentrado (para animais), CO2 e 20 megawatts/hora.

Em março será lançado o programa RS Mais Etanol. Após organizado o fomento das áreas, a Câmara da Agroenergia pretende instalar outras cinco usinas na Metade Sul, que produzirão 600 milhões de litros de álcool/ano, 400 milhões de quilos de farelo concentrado altamente proteico e de baixo custo. Os municípios indicados para receber as unidades são Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Capão do Leão e Santo Antônio da Patrulha.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *