Cresce demanda por trigo brasileiro, constata Cepea

Além da menor oferta mundial nesta safra, qualidade do grão também está sendo prejudicada em muitos países

Agência RBS

Foto: Agência RBS

Neste ano, a área com trigo diminuiu em muitos países

A demanda por trigo por parte de moinhos domésticos e também de importadores aumentou nos últimos dias e deve se manter elevada na temporada atual. Segundo os pesquisadores doCentro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) comentam que, além da menor oferta mundial nesta safra, a qualidade do trigo também está sendo prejudicada em muitos países, o que elevará o interesse pelo grão de melhores características.

Para o Brasil, a oferta interna e da Argentina pode ser menor que a esperada até o momento; a qualidade do trigo de muitas regiões está em queda e há concorrência com compradores externos. Neste ano, a área com trigo diminuiu em muitos países; no Brasil, o principal motivo foram os preços menos atrativos que os de culturas concorrentes em área.

Além disso, o clima está interferindo na qualidade. No Rio Grande do Sul, na Argentina, Paraguai e Uruguai, as chuvas em excesso estão prejudicando a qualidade. Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário deve motivar preços cada vez mais firmes no Brasil.

CEPEA

Fonte: Ruralbr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.