Cootap traz inovação de sucos e geleias para a Bio Brazil Fair 2018

Um dos atores do típico prato brasileiro tem presença confirmada na 14ª Bio Brazil Fair | Biofach America Latina. Os visitantes da feira poderão conhecer de perto um representante autêntico do nosso arroz. Entre os produtos expostos estará a produção orgânica da Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre (Cootap), que já atravessou as fronteiras brasileiras e conquistou mercados internacionais. A cooperativa é um dos 10 empreendimentos selecionados pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), por meio de chamada pública para participar do evento.

Com quase 20 anos de experiência no mercado, a Cootap, desde 1999, começou com o modelo convencional de produção agrícola, sem restrição do uso de produtos químicos nas lavouras. Já no final da década de 90 e início dos anos 2000, os agricultores começaram a repensar a forma de produção, e então iniciaram a produção do arroz orgânico. Hoje a cooperativa conta com mais de 500 famílias de agricultores familiares e mais de 5 mil hectares de arroz orgânico certificados. A certificação é feita por auditoria e também pelo sistema participativo, o qual envolve mais de 40 grupos de produção, entre arroz, hortaliças e frutas.

Participando pela 6ª vez da feira, a Cootap, além de levar como principal produto de comercialização o arroz orgânico e ter grandes expectativas para a 14ª edição da Bio Brazil Fair 2018, traz novidades. Ampliando a sua linha de produtos, leva o seu mais novo investimento, as geleias e sucos, no sabor de uva, amora e laranja, produzidos no próprio assentamento.

O sócio e coordenador de vendas da Cootap, Nelson Luiz Krupinski, 37 anos, destaca a motivação dos produtores com a participação da feira. “As expectativas são enormes para que venhamos a entrar em algumas redes, negociar e divulgar o produto, formando parcerias de comercialização, logística e distribuição. É uma grande oportunidade de divulgação dos novos produtos da terra livre, além do arroz. Temos também a motivação de firmar alguns contratos de parceria comercial, sendo que durante esse período fomos promovendo e desenvolvendo a nossa marca. Hoje a marca Terra Livre se conecta com os produtos orgânicos da reforma agrária e é um produto com alto peso social. ”

Bio Brazil Fair

A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é hoje a plataforma oficial do mercado de produtos orgânicos na América Latina. Reúne desde empresas líderes de mercado até pequenos produtores. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) apoiará 10 empreendimentos selecionados por meio de chamada pública para participarem do estande coletivo da pasta.

Cada empreendimento terá um espaço preparado para expor, negociar e vender os produtos, além de um catálogo de apresentação comercial e acompanhamento técnico para abertura de novos mercados. Todos os empreendimentos atenderam aos critérios de possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) jurídica e produtos com certificação orgânica reconhecida pela legislação. “A Bio Brazil Fair| Biofach América Latina é uma ótima oportunidade de comercialização para os agricultores familiares. O evento funciona como vitrine para alavancar as vendas do setor, além de fortalecer e reconhecer a agricultura familiar”, afirma o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac.
Os outros participantes brasileiros que estarão no estande são: Coopernatural, Coopeg, Coopfam, Coopavam, Weber Haus, Fazenda Bacuri, Agro Verde, Cooperacre e Comapi.

Serviço

Bio Brazil Fair 2018
Data: 06 a 09 de junho de 2018
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi, São Paulo/SP.

Gabriela Morais, estagiária sob supervisão da Assessoria de Comunicação
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *