Cooplantio lança Certificado de Recebíveis do setor

CARLOS QUEIROZ/DIVULGAÇÃO/JC

Debate com especialistas lotou dependências do evento em Gramado

Debate com especialistas lotou dependências do evento em Gramado

Dentro da programação do 28º Seminário Cooplantio, iniciado ontem em Gramado, será feito o lançamento do Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA). O novo título do setor, que será apresentado hoje, às 14h, possibilitará novos aportes de recursos, inclusive de investidores urbanos. “Com isso, o agricultor poderá fazer uma lavoura com mais tecnologia e insumos”, afirmou Daltro Benvenuti, presidente da Cooplantio.
A programação do evento se iniciou com o debate “Economia, Tendências e a Agricultura do Sul do Brasil”, com a participação do economista Marcelo Portugal, do engenheiro-agrônomo Alexandre Barros e do superintendente do porto do Rio Grande, Dirceu Lopes. Portugal falou sobre o cenário econômico mundial, que terá crescimento do PIB estimado em 3,3% este ano. No cenário nacional, a previsão é de uma safra recorde, com aproximadamente 184 milhões de toneladas de grãos. A taxa de inflação estimada este ano no País é de 5,8%, e o patamar do dólar será acima de R$ 2,00, cenário que favorece as exportações.
Barros comentou a estimativa mundial de queda nos preços dos grãos em função da supersafra. Lopes tratou dos gargalos logísticos que reduzem a competitividade brasileira. “É fundamental fazer com que aconteça a complementariedade dos modais”, ressaltou. “Não podemos aceitar que o produtor encontre fora da porteira os principais entraves para viabilizar a sua atividade.”

Fonte: Jornal do Comércio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *