Cooperativas preparam-se para participar da Expoalimentaria

A Fazenda Bacuri levará ao Peru as iguarias da Amazônia, como derivados do bacuri, açaí, buriti, jambo, muruci

Expandir o mercado e ter o seu produto reconhecido como fruto da agricultura familiar. Esta é a missão de oito cooperativas que representarão o Brasil na Expoalimentaria, realizada de 27 a 29 de setembro em Lima, no Peru.

E participar da principal plataforma de negócios da América Latina traz “frio na barriga e grandes expectativas”. É o que garante a agricultora Hortência Osaqui, de 50 anos, que levará ao Peru as iguarias da Amazônia, como o bacuri, açaí, buriti, jambo, muruci, entre outras iguarias paraenses que são transformadas em mais de 10 tipos de geleias, licores e polpas concentradas, produzidas pela Fazenda Bacuri.

“Nós trabalhamos com produtos não convencionais da Amazônia. Poder apresentar essa novidade ao mercado internacional é maravilhoso. Estou confiante que abrirão novos caminhos”, afirma.

Em sua segunda participação, a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo (Coopfam) aposta no sucesso do café feminino. Plantado e colhido no Sul de Minas Gerais, o Café Familiar da Terra – Orgânico Feminino também será uma das atrações do estande Brazil – Family Farming.

“A expectativa é que possamos fechar futuras negociações e novas prospecções. Precisamos fortalecer a nossa comercialização e o campo internacional é uma grande oportunidade para o reconhecimento do nosso produto”, ressalta  Daniel Penha da Silva, gerente-geral da Coopfam.

Também participam do evento a Associação dos Agricultores Familiares do Alto Urupadi, com guaraná orgânico; Agroverde, levando a mandioca, banana passa e cachaça; a Cooperativa Regional Agropecuária Sul Catarinense e a Cooperativa dos Trabalhadores Assentados na Região de Porto Alegre com o arroz; o projeto RECA, com palmito de pupunha, açaí e cupuaçu orgânicos; e a Aprag 05, com balas de mel, leite e manteiga orgânicos;

Os empreendimentos vão expor seus produtos e promover degustações. A Expoalimentaria é tida como um ponto de encontro internacional de empresas exportadoras e recebe compradores dos cinco continentes. No ano passado, cerca de 45 mil pessoas visitaram os mais de 600 expositores participantes. Leia mais aqui.

Rafaella Feliciano
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Dinho Souto / Ascom Sead

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *