Cooperativas pedem mudança no Fundopem

Fonte: Correio do Povo

Na próxima segunda-feira, o Grupo de Trabalho sobre Políticas de Cooperativismo Rural deve ser ouvido pela equipe do governo que elabora um projeto de lei para reformular o Fundopem/RS. Segundo o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Ivar Pavan, que coordena a equipe, a intenção é incluir na lei uma política especial de incentivos para o setor. Ontem, durante a Expointer, o grupo definiu os pontos que serão levados para o encontro.
Uma das propostas é que se exija aplicação em assistência técnica de, pelo menos, 20% do investimento de financiamentos concedidos pelo Fundopem quando for para agroindústrias. Isso é muito importante, segundo o presidente da Ocergs, Vergilio Perius, porque os processos que envolvem agricultura e pecuária são diferentes, normalmente é necessário criar uma rede de matéria-prima para abastecer a indústria.
O grupo também quer que a Ocergs e a Fetag integrem o Conselho superior do fundo. Além disso, Perius destaca que as cooperativas desejam ter crédito fiscal no percentual de 50% do valor investido em assistência técnica. Para ele, isso deve incentivar o fortalecimento da produção de matérias-primas no Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *