CONTRA O TEMPO – Rio Grande do Sul terá breve janela de tempo seco para colher a soja

Segundo a meteorologia, parte do estado não terá chuvas até o dia 15 de março. Santa Catarina também pode ter tempo seco nos próximos dias

Foto: Governo Federal

A tão esperada janela de tempo seco, para colher a soja, deve acontecer para os produtores do Rio Grande do Sul. Segundo os mapas da Somar Meteorologia, o tempo seco avança a partir desta quarta pelo estado, se espalha, e a partir de quinta chega também a Santa Catarina.

SUL

Uma onda de tempo seco avança rápido pela região Sul do país, tanto que boa parte do Rio Grande do Sul já não deve registrar precipitações nesta quarta-feira, dia 13. Ainda assim a parte sul do estado, Santa Catarina e Paraná ainda devem registrar algum volume de chuvas durante o dia, mesmo que pequeno. Na quinta a janela de tempo seco já cobrirá todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, abrindo espaço para a colheita da soja.

SUDESTE

As chuvas persistem em praticamente toda a região Sudeste nesta quarta. Apesar de os volumes não serem expressivos, quase todos os municípios de São Paulo e Minas Gerais devem ver alguma chuva. Na quinta os volumes serão bem maiores e abrem a possibilidade para temporais no estado paulista.

CENTRO-OESTE

Estão previstas poucas chuvas, intercaladas com tempo mais firme, em toda a região Centro-Oeste. Segundo os mapas meteorológicos, poucos municípios devem registrar temporais nesta quarta. A partir de amanhã parte do Mato Grosso do Sul já tem previsão de chuvas mais volumosas, mas não será algo generalizado à todo o estado.

NORDESTE

Parte das lavouras de soja do Nordeste receberão chuvas nesta quarta-feira. Na Bahia, apenas os produtores mais ao Sul do estado serão brindados pelo alívio no clima. Enquanto isso Maranhão e Piauí podem ter até temporais, com volumes acumulados que podem ultrapassar a casa dos 15 milímetros.

NORTE

No Norte do país segue a previsão de temporais com mais de 30 milímetros acumulados em algumas localidades mais ao nordeste do Pará e sul de tocantins. Praticamente todos os estados devem ter chuvas nesta quarta.

Por Canal Rural

Fonte : Canal Rural