Contag e CTB prestigiam a maior feira da agricultura familiar de São Paulo

Fonte: Celso Jardim – Portal CTB

Contag e CTB prestigiam a maior feira da agricultura familiar de São Paulo

Contag e CTB prestigiam a maior feira da agricultura familiar de São Paulo

Os presidentes da CTB, Wagner Gomes e da Contag, Alberto Broch, marcaram presença na abertura oficial da 8ª edição da Agrifam, Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural, em Agudos/SP, que terminou no último sábado, 6 de agosto.
O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), Braz Albertini, declarou durante apresentação e abertura da Agrifam, a importância do papel da Contag, para a agricultura familiar e os trabalhadores do campo e destacou também a CTB, como uma das centrais que mais concentra sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o país.
A Agrifam, que é organizada e realizada pela Fetaesp, tem como um de seus objetivos proporcionar ao produtor rural o que há de mais moderno em tecnologia, pesquisa e produtos para o desenvolvimento da agricultura familiar paulista.
Alberto Broch, presidente da Contag, ressaltou durante sua explanação na abertura da 8ª Agrifam: "valorizar a agricultura familiar, é ter um campo com gente, porque hoje se faz agricultura sem gente. Aí de um país que perde a sua essência, ter um campo com gente, por isso a nossa luta pela conquista do Pronaf, a luta por políticas públicas, por desenvolvimento e a luta pela terra para fortalecer a agricultura familiar".
A Feira traz para o agricultor vários espaços com atrativos que podem contribuir para o desenvolvimento da atividade. No espaço Sítio Modelo, são apresentadas diversas tecnologias para aplicação em propriedades rurais; no Turismo Rural, o visitante pode conferir como esse ramo oferece alternativas de lucro, sem a necessidade de grandes investimentos.
Após visitar vários estantes e tendas da Agrifam, como o pavilhão com produtos dos  quilombolas, "Wagner Gomes, presidente da CTB, destacou a importância dos mais de 200 mil agricultores familiares de São Paulo, responsáveis pela produção de 75% de todos alimentos que estão presente na mesa dos brasileiros e ainda pela ocupação de 80% dos postos de trabalho no campo".
Os estandes institucionais trazem informações e apresentam as atuais ações que promovam a atividade agrícola; palestras atualizam o agricultor com a abordagem dos temas atuais que permeiam a atividade rural; as áreas de expositores oferecem uma vasta gama de produtos, ferramentas, máquinas, equipamentos, implementos e tratores com a disponibilidade dos programas de crédito rural e o atendimento de funcionários do Banco do Brasil para orientar e encaminhar as propostas de financiamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *