Consumo de leite em queda

Pequenos mercados da Capital atestam rejeição do consumidor às marcas listadas pelo MP e Seapa

O consumo de leite diminuiu em Porto Alegre após as denúncias de presença de ureia e formal em algumas marcas. No bairro Restinga, o supermercado Kan retirou de circulação mais de 20 fardos da marca Hollmann, uma das suspensas pela Secretaria da Agricultura na semana passada em função de ser envasada pela Latvida. ‘Acho que as vendas de leite baixaram uns 60%. Vendíamos muito a Hollmann, que era a mais barata. Retiramos da loja esta marca e as outras listadas e colocamos no depósito. Agora, aguardamos as fábricas para trocar o lote’, explicou o gerente Paulo Machado da Rosa. Ele explica que seu estoque das marcas Líder e Mu-mu não pertence aos lotes suspensos, mas que nem adianta colocar na loja que ninguém compra. ‘Esse é um problema que as fábricas vão enfrentar. Ninguém quer comprar o leite mesmo sabendo que não é o lote adulterado. Nos resta vender as outras marcas’, comentou.

No Minimercado Rocker, também na Restinga, caixas de leite Mu-mu seguiam na prateleira. O dono do estabelecimento, Antônio Rocker, afirmou que a venda de leite diminuiu muito. ‘Esse lote que tenho aí não é o proibido, mas nem adianta explicar para as pessoas, elas veem a marca e nem querem comprar. Eu vendia de três a quatro fardos e não estou vendendo nem um’, relata.

Na Padaria e Confeitaria Andradas, no Centro, o proprietário Élson Simonetti enfrenta a diminuição do consumo, mesmo não trabalhando com as marcas. ‘O consumo diminuiu mais de 10%. As pessoas estão desconfiadas e comprando menos. O pior é que existem vários produtos como bolos, cucas e massas. E nem tem como fiscalizar isso’. Apesar dos relatos do pequeno comércio, a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas) nega redução de venda. Conforme a entidade, foi constatada apenas migração para outras marcas de leite.

Marcas e lotes

– Hollmann

– Goolac

– Só Milk

– Latvida

– Italac integral (lotes L05KM3, L13KM3, L18KM3, L22KM4 e L23KM1) e semidesnatado (lote L12KM1)

– Líder UHT Integral (lote TAP1MB de 17/12/2012)

– Mu-mu integral (3ARC – 18/1)

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe!