Consultório agrícola: morte de bovinos em época de seca
Leitor pergunta se centenas de animais podem estar morrendo por contaminação em rio
por João Mathias
Centenas de bovinos, que em época de seca recorrem à vazante do rio São Francisco, já morreram por causa de fraqueza e disenteria. Será que a água pode estar contaminada ou haver alguma planta tóxica às margens do rio?
José Renes Paes de Carvalho
Sento-Sé, BA
Em água corrente, é remota a possibilidade de contaminação. De outro lado, se não houver um planejamento nutricional visando à escassez de forragem sazonal em época seca, os animais podem recorrer ao consumo de plantas tóxicas. Embora a maioria delas não apresente sabor agradável, encontram-se verdes e atrativas quando não há pasto. A presença de animais mortos na área, ou em contato com as aguadas, também pode desencadear mortes por botulismo. Quando desnutridos e fracos, os bovinos estão mais propensos a desenvolver doenças infecto-contagiosas, caracterizadas principalmente por problemas respiratórios e digestivos. A fim de evitar esses problemas, faça um bom planejamento nutricional para a época seca, assegure um destino correto aos exemplares mortos e requisite um auxílio de médico veterinário para elaborar um diagnóstico preciso sobre a enfermidade. Vale lembrar que o aparecimento de doenças e elevados números de óbitos estão intimamente relacionados a falhas de manejo.
Consultor: Raul Mascarenhas, médico veterinário da Embrapa Pecuária Sudeste, Caixa Postal 339, CEP 13560-970, São Carlos, SP, tel. (16) 3411-5600, sac@cppse.embrapa.br
Fonte: Globo Rural