Consultoria eleva estimativa de produção mundial de açúcar

Segundo a FO Licht, safra 2012/2013 deve atingir 176,8 milhões de toneladas

Divulgação/Única

Foto: Divulgação/Única

Apesar da alta na projeção mundial, safra brasileira deve registrar queda

A consultoria alemã FO Licht estimou na sexta, dia 22, a safra mundial de açúcar em 176,8 milhões de toneladas em 2012/2013, 1 milhão de toneladas a mais do que a projeção anterior.
A consultoria considera, porém, que a safra brasileira de cana-de-açúcar deve ser menor do que o esperado e ficar perto da extremidade inferior da previsão de 475 milhões a 515 milhões de toneladas de cana. De acordo com a FO Licht, a moagem de cana no Centro-Sul do país foi prejudicada pelo clima úmido, que atrasou o início das operações em muitos moinhos e prejudicou o ritmo de moagem depois do começo do processamento. Para a consultoria, os rendimentos ainda podem melhorar ao longo da temporada, mas é improvável que ocorra um aumento considerável da safra 2012/2013 do Brasil em relação ao ano anterior.
A FO Licht projetou ainda que a Europa poderá ter outra safra volumosa, com perspectiva de continuidade de um clima favorável para as lavouras de beterraba, cultivadas mais cedo do que no ano passado. Segundo a consultoria, a África também deve ter safra maior, com a recuperação das plantações da África do Sul e o crescimento da produção dos outros países do continente. A América do Norte e Central também deverão aumentar o volume produzido com safras maiores no México e nos Estados Unidos. A mesma tendência é prevista para a Oceania, onde, de acordo com a consultoria, a produção deve ter recuperação "significativa".
A consultoria estima ainda a safra de açúcar asiática como suficiente para suprir a demanda. A produção da Índia poderá não ser muito menor do que a de 2011/2012, e países como Tailândia, China, Indonésia e Filipinas devem produzir mais este ano.
>>> RuralBR: confira as cotações do açúcar

Fonte: Ruralbr |

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *