Consolidação da Unidade Gestora Estadual do PNCF mostra eficiência no processo

A equipe de consultores da Unidade Gestora Estadual (UGE), que participará da execução do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) em Pernambuco, começou a ser capacitada na Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-PE) nesta semana. O trabalho de qualificação teve início apenas cinco dias após a formalização da unidade, que contou com a articulação de Raquel Santori, titular da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA), órgão gestor do programa, e do delegado Rodrigo Almeida.

De acordo com o titular da delegacia, a integração entre a unidade gestora e o Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco™ (Iterpe), enquanto unidade técnica estadual do PNCF no Estado, acontece durante a capacitação. Formada por especialistas das áreas jurídica, de administração, engenharias, tecnologia e assistência social, a equipe multidisciplinar é capacitada pela consultora nacional do PNCF, Andréa Connolly.

Os profissionais são treinados para lidar com o novo modelo de gestão e execução do programa e passam a se inteirar das novas regras, a exemplo das atuais condições de financiamento, que ainda serão submetidas à aprovação.

Na terça-feira (5) foi realizado encontro na DFDA-PE para apresentar a executivos do Banco do Nordeste o novo modelo de execução do PNCF. O banco é uma das instituições financeiras responsáveis pelo financiamento para os agricultores.

Estiveram presentes ao encontro com Rodrigo Almeida integrantes da equipe da UGE; Andréa Connolly; a gerente de negócios do BNB, Mirian de Sousa Cavalcanti e o gerente executivo de negócios do banco, Josué Lucena de Lira. “A partir desse novo modelo, o estado apoiará a execução, mas o protagonismo passa a ser da SRA, enquanto unidade gestora nacional e da DFDA-PE, enquanto unidade gestora estadual”, diz Andréa.

Até o final do ano, todas as unidades gestoras dos 21 estados em que o programa é executado passarão pela capacitação. As UGEs foram criadas mediante Portaria nº 448, de julho de 2016, publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de julho de 2017.

Moema Luna
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

DFDA-PE / Divulgação

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *