Conab lança Portal da Transparência

Fonte: Globo Rural

Página permitirá que cidadãos tenham acesso a informações sobre estoques públicos

por Globo Rural On-line

Wilson Dias/Abr

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, participa da cerimônia de lançamento do Portal da Transparência da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)

O Portal da Transparência da Gestão dos Estoques Públicos foi lançado nesta quinta-feira (24/11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A página permite que qualquer cidadão acesse informaçõesatualizadas sobre posição, aquisição, remoção, venda e doação de estoques públicos.
Também é possível acessar dados relativos a perdas no estoque, tanto em quantidade quanto em qualidade, além de verificar desvios apurados na armazenagem.
Para Evangevaldo Moreira dos Santos, presidente da Conab, as informações servem para regular o mercado, proteger o consumidor e garantir a segurança da informação. Segundo ele, “a sociedade tem direito de acompanhar as operações realizadas pela Companhia em tempo real”.
No portal, que pode ser acessado pelo sitewww.conab.gov.br, são contempladas as operações de produtos agropecuários amparados pela Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), com recursos das Operações Oficiais de Crédito, assim como os estoques estratégicos de apoio aos programas sociais.
Os dados são disponibilizados de maneira simplificada, para facilitar o acesso de todos os usuários. A base de informações foi formada a partir de notas fiscais emitidas diariamente pela Conab. É possível ter uma pesquisa qualificada, visualizando os números por estado, por produto e por fornecedores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *