Conab estima redução de 11% da área plantada de trigo em 2012

Resultado é atribuído à estiagem no Rio Grande do Sul, que concentra a produção do cereal

por Agência Estado

  shutterstock

Segudno a Conab, a área cultivada passou de 2,16 milhões em 2011 para 1,92 milhões neste ano

A área cultivada com trigo em 2012 deve apresentar queda de 11,3%, passando de 2,16 milhões de hectares em 2011 para 1,92 milhão de hectares. Os dados fazem parte de levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), divulgado nesta terça-feira (5/6).
Técnicos da Conab informam que a redução da área é resultado da estiagem na Região Sul, onde se concentra a produção do cereal, em particular no Estado do Rio Grande do Sul. Conforme a Companhia, o plantio no Rio Grande do Sul se estende até junho, mas a atividade está interrompida por causa da estiagem "que assola drasticamente aquele Estado".
No momento da pesquisa, "praticamente nenhum plantiohavia sido feito, estando previsto que essa ação deverá se prolongar até ao mês de julho, sugerindo antecipadamente, um certo grau de comprometimento nos níveis de produtividade", informa a Conab. No Paraná, o plantio teve início em março e já está praticamente concluído.
Outros fatores contribuíram para a queda da área cultivada: dificuldades na comercialização do produto, baixos preços observados na safra anterior, os riscos inerentes à cultura, aumento no custo de produção e a alternativa de plantio domilho da segunda safra.
Diante deste quadro, a produção brasileira de trigo em 2012 será inferior à da safra passada, estimando-se uma queda de 11,8%, de 5,79 milhões de toneladas, para 5,10 milhões de toneladas. 

Fonte: Globo Rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *