Como eu vou proceder para fazer o Cadastro Ambiental Rural?

Recebemos muitas perguntas a respeito do Cadastro Ambiental Rural -  o CAR. Hoje vamos responder a enviada pelo Seu Lauriano Omena, de Maceió, no estado de Alagoas.

– Tenho uma propriedade de 276 hectares, sendo 107,5 registrados e os 168,5 restantes em processo de cessão de direitos hereditários. Pergunto: Como eu vou proceder para fazer o Cadastro Ambiental Rural? Como tenho de proceder, neste caso, para que minha propriedade fique regularizada em todos os outros itens?

Seu Lauriano, o Cadastro Ambiental Rural- CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, sejam propriedades ou posses, e deverá ser feito junto aos órgãos ambientais estaduais ou municipais competentes.

A inscrição do imóvel rural no CAR exigirá do proprietário ou possuidor as seguintes informações:

I – identificação do proprietário ou possuidor rural;

II – comprovação da propriedade ou posse;

III – identificação do imóvel por meio de planta e memorial descritivo, contendo a indicação das coordenadas geográficas com pelo menos um ponto de amarração do perímetro do imóvel, informando a localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das Áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e, caso existente, também da localização da Reserva Legal.

O CAR está sendo desenvolvido pelo Governo Federal, em parceria com os Estados. Alguns estados já têm um sistema próprio, que terá de ser integrado ao Sistema Cadastro Ambiental Rural, o SICAR.  A melhor coisa a fazer neste momento é procurar a Secretaria da Agricultura da sua região, pode ser a municipal, e se informar sobre a situação específica do seu Estado, em relação ao CAR.

Postado por Caroline Kleinubing, às 20:35

Fonte: Ruralbr