- Ricardo Alfonsin Advogados - https://alfonsin.com.br -

Comitê Gestor Estadual da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono discute inserção do arroz irrigado na pauta nacional

Fonte: Marcos Pérez / Assessoria de Comunicação da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

Discussão de técnicos subsidiará elaboração de documento que sugere inclusão do arroz no ABC [1]

Discussão de técnicos subsidiará elaboração de documento que sugere inclusão do arroz no ABC – Foto: Divulgação

A inserção da cultura do arroz irrigado no Programa da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono foi tema de reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da superintendência regional do Ministério da Agricultura. Organizada pelo Comitê Gestor Estadual da Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (CGE.ABC/ RS), a reunião técnica teve como objetivo apresentar e discutir os resultados de pesquisa científica relacionados com o ciclo do carbono na lavoura de arroz e as emissões de gases do efeito estufa, alternativas de manejo para a redução das emissões e as possíveis políticas para estimular as boas práticas agrícolas.

Durante o encontro, foram realizadas palestras das maiores autoridades e pesquisadores de instituições que fazem pesquisa, extensão e ensino com sistemas de arroz irrigado no país. Entre estes, estavam Tiago Zschornack (IRGA), Cimélio Bayer (UFRGS), Walkyria Scivittaro e Jamir Silva da Silva (EMBRAPA Clima Temperado), Leandro Silva e Sandro Giacomini (UFSM) e Domingos Eberhardt e Magda Lima (EPAGRI – SC). Além do pesquisador da EMBRAPA Cerrado Luiz Adriano.

Na oportunidade, conforme o coordenador do Comitê Gestor, Milton Bernardes, depois de muito debate, foi encaminhado que o CGE.ABC/ RS vai coordenar um Grupo Técnico que terá como finalidade sistematizar o acúmulo de informações apresentadas e encaminhará uma proposta ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que fará os trâmites normais no plano federal.

Para ele “foi um debate muito rico e relevante sobre o sistema produtivo do arroz no que tange a questão da preservação da sustentabilidade e que contribuirá para o desenvolvimento dessa cadeia no RS”.

Fonte: SEAPA Publicação 28/11/2013 às 18:53

Compartilhe!