Comissão debate alternativas para o uso de sacolas plásticas

Fonte:  Canal Rural | AGÊNCIA CÂMARA

Audiência pública para discutir o tema será realizada nesta quinta, dia 11

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realizará audiência pública nesta quinta, dia 11, para debater o uso de sacolas plásticas pelo comércio. O debate foi proposto pelo deputado Ronaldo Zulke (PT-RS), que é o relator do Projeto de Lei (PL) 612/07 e mais 20 apensados.

O PL 612 obriga todos os estabelecimentos comerciais do país a substituir as sacolas plásticas convencionais por sacolas plásticas oxibiodegradáveis. As propostas apensadas sugerem ainda outras medidas, como a proibição do comércio de alguns tipos de sacolas plásticas, taxação, multa e incentivo ao consumidor que optar por meios alternativos, tais como o uso de sacolas retornáveis (ecobags) ou carrinhos de feira.

– Uma recente pesquisa realizada pela Associação Gaúcha dos Supermercados mostra que 95% dos usuários aprovam a utilização da sacolinha. No entanto, essa mesma parte da população também manifesta uma importante preocupação ambiental – diz Zulke.

Apesar de atóxica, uma vez que o plástico que a compõe é inerte (não contamina o meio ambiente nem é contaminado por ele), as sacolas plásticas vêm afetando ecossistemas em todo o mundo à medida que a produção e o consumo aumentam.

Entre os principais problemas apontados por organizações de defesa do meio ambiente estão a poluição visual, o entupimento de bueiros – que acaba facilitando a ocorrência de enchentes –, e a tendência natural do produto de ser levado pelo vento e de espalhar-se desordenadamente quando descartado de maneira inadequada, podendo atingir Áreas de Preservação Permanente (APPs), rios e oceanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *