Comercialização de produtos da sociobiodiversidade amazônica é pauta na Bio Brazil Fair

A segunda palestra da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina foi na tarde desta quarta-feira (6). O coordenador de agroecologia e produção sustentável  da Sead, Marco Pavarino e a analista técnica de políticas sociais, Raquel Martins expuseram estratégias de comercialização de produtos da sociobiodiversidade da Amazônia. O evento faz parte do 14o Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável.

Na oportunidade, o coordenador apresentou a Política Nacional de Agroecologia Orgânica (PNAPO) como a base para a comercialização de produtos da sociobiodiversidade. A PNAPO tem como objetivo integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutores da transição agroecológica, da produção orgânica e de base agroecológica, como contribuição para o desenvolvimento sustentável, possibilitando a melhoria de qualidade de vida à população por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis e do uso sustentável dos recursos naturais. "Para falarmos em agroecologia e as discussões relativas às estratégias de comercialização, temos que primeiro entender que o Brasil tem um política nacional de agroecologia e produção orgânica. Em 2011 os movimentos sociais apresentaram uma pauta de que o brasil precisava ter uma política para o desenvolvimento sustentável e a resposta do governo foi a criação, depois de muito estudo, da PNAPO."

A analista técnica de política públicas, Raquel Martins deu continuidade a palestra expondo as principais estratégias de comercialização de produtos da sociobiodiversidade amazônica presentes no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo): Apoio a projetos como o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte); Consolidação das quatro Câmaras Técnicas de Comercialização Estaduais; Inclusão de produtos e alimentos da sociobiodiversidade nos processos de compras institucionais, entre outras.

Participaram da palestra produtores, futuros agricultores familiares, especialistas no assunto, representantes do governo de São Paulo e da Sead. Esta foi a segunda palestra da Sead no evento. Na tarde desta quarta-feira (6), o secretário especial da Sead, Jefferson Coriteac, palestrou na cerimônia de abertura do 14º Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável. Os grupos de conversa fazem parte da programação da secretaria na Bio Brazil Fair | Biofach América Latina, maior feira de orgânicos da América Latina. A Sead está no evento junto com 10 empreendimentos da agricultura familiar, selecionados, por meio de chamada pública, para exporem seus produtos no estande coletivo da Sead. A feira vai até o próximo sábado (9) e está aberta de 11h às 20h. A entrada é gratuita.

Carolina Gama

Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário

Assessoria de Comunicação

Fonte : MDA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *