Começa plantio de milho no Estado

Primeiro estado a iniciar o plantio de verão da safra 2013/14 no país, o Rio Grande do Sul já está com 5% de sua área de milho plantada. O dado é da Apromilho, que informa que a semeadura está a pleno vapor nos municípios de São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Maurício Cardoso e Tucunduva, região Noroeste do Estado. A Emater ainda não começou a apurar os números de plantio. Na temporada passada, a área no Rio Grande do Sul chegou a 1,033 milhão de hectares. Ijuí e os municípios da região, segundo o presidente da entidade, Cláudio Jesus, serão os próximos a iniciar os trabalhos.

A estratégia utilizada pelos produtores, pontua Jesus, é fugir da estiagem que assola o Estado a partir de dezembro. ‘Quem planta agora chega em dezembro com a lavoura definida’, pondera o dirigente. O plantio no cedo também serve para que o grão entre no mercado num período ainda de entressafra, em janeiro e fevereiro. O terceiro tripé desse plano é o dos benefícios agronômicos, com a redução de pragas incidentes sobre a soja a ser plantada na resteva do milho.

Segundo Jhoni Sacchinello, de Tuparendi, os agricultores do seu município aumentaram muito a área plantada, ainda que a chuva e o frio tenham castigado nas últimas duas semanas.

O sol da sexta-feira provocou uma retomada do plantio, que ficou praticamente parado na semana. ‘A semeadura está avançando mesmo com o solo úmido. Queremos adiantar o plantio antes das próximas chuvas.’ A família Sacchinello aumentou a área de milho de 90 hectares no ano passado para 150 hectares em 2013/14. O pai, Sinval Sacchinello, diz que é muito cedo para prever a produtividade. Na safra passada, foram 152 sacas/ha.

Fonte: Correio do Povo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *