Com bom clima, plantio de soja de verão avança

Fonte: O ESTADO DE S. PAULO – SP | CAMILA MOREIRA – O Estado de S.Paulo

Apesar das chuvas irregulares safra se desenvolve e alcança 52% dos 25 milhões de hectares estimados

Com condições climáticas favoráveis em boa parte do Brasil, o plantio de soja na safra 2011/2012 se desenvolve sem problemas e alcançou 52% dos 25 milhões de hectares estimados até a última sexta-feira, evolução semanal de 11 pontos porcentuais e 10 pontos à frente do que foi registrado um ano atrás, de acordo com levantamento da consultoria AgRural.

La Niña. O avanço se deu apesar da irregularidade das chuvas em algumas áreas, típica do fenômeno La Niña, destacou a AgRural. A consultoria calcula que a safra 2011/2012 de soja do Brasil deverá atingir a produção de 73,64 milhões de toneladas.

"Com a área da safrinha de milho garantida e preocupados com a concentração durante a colheita, que pode causar uma série de problemas logísticos no início de 2012, muitos produtores do Estado de Mato Grosso tiraram o pé do acelerador nos últimos dias, especialmente no norte e no sul do Estado", informou a consultoria AgRural.

Mesmo assim, a evolução semanal foi de 12 pontos porcentuais, o que levou o plantio a 75% da área total no principal Estado produtor.

Em Mato Grosso do Sul, em compensação, os agricultores mantiveram o ritmo acelerado de plantio. Animados pelas chuvas, que devolveram a umidade a áreas onde já faltava água, eles avançaram 22 pontos porcentuais em sete dias, estendendo o plantio a 84% da área.

No Paraná. No Paraná, segundo principal produtor, as boas condições de umidade do solo permitiram que o plantio alcançasse 66% da área, em linha com o índice de 65% de um ano atrás. "O que preocupou os produtores foi a queda das temperaturas, muito embora isso ainda não tenha atrapalhado o desenvolvimento das plantas", destacou a consultoria. Já no Rio Grande do Sul, o plantio chegou a 20%.

A COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB) divulgará hoje, em Brasília (DF), o segundo levantamento de intenção de plantio da safra de GRÃOS 2011/2012.

Estimativas. No primeiro levantamento, divulgado no mês passado, a produção de soja da safra 2011/2012 foi estimada entre 72,18 milhões e 73,29 milhões de toneladas, representando queda entre 4,2% e 2,7% em relação à safra anterior, que foi recorde de 75,32 milhões de toneladas.

Também hoje saem os dados do relatório mensal de oferta e demanda por GRÃOS no mundo, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Os números são aguardados pelos participantes do mercado futuro de GRÃOS da Bolsa de Chicago (CBOT).

Apesar das chuvas irregulares, safra se desenvolve e alcança 52% dos 25 milhões de hectares estimados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *