Colombiano Juan Valdez chega ao varejo brasileiro

Imagem retirada do Facebook / Juan Valdez

A marca de café premium colombiana Juan Valdez chegou formalmente ao mercado brasileiro, num movimento que preocupa a indústria de café do Brasil. Conforme comunicado da Federação Nacional dos Cafeicultores do país (FNC), os cafés da marca Juan Valdez começaram a ser comercializados na lojas do Pão de Açúcar no Brasil este mês. Inicialmente, os produtos estarão em 108 pontos de venda no país, mas há potencial para alcançar mais de 2.100 pontos, diz a FNC.

O Grupo Pão de Açúcar será o responsável pela venda dos produtos com a marca colombiana no Brasil. Entre os produtos ofertados estão cafés torrados e moídos de origem 100% colombianos das regiões de Huila, Tolima e Sierra Nevada.

"O Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo (…) e está entre os países com maior consumo per capita, alcançando 5,1 quilos de café por ano. Isso o faz um país muito atrativo para o negócio", diz, no comunicado, María Paula Moreno, vice-presidente internacional de Procafecol, empresa que opera a marca e a cadeia de lojas Juan Valdez Café. Ela acrescenta que o fato de o Brasil ser um país produtor de café faz com que os consumidores brasileiros se interessem por novas variedade do produto. "Acreditamos que nossa chegada ao país será um êxito pois os brasileiros se interessam cada vez mais por cafés especiais".

A chegada ao Brasil faz parte da estratégia de expansão internacional da marca, que tem 118 lojas fora da Colômbia. No próprio país, são 244 lojas em operação. A marca Juan Valdez pertence a produtores de café colombianos. Foi criada em 2002 pela FNC, que representa mais de 500 mil cafeicultores, para lojas de café e negócios de valor agregado.

"Preocupa pois é mais uma marca para disputar o mercado brasileiro", admite Nathan Herszkowicz, diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

 

Por Alda do Amaral Rocha | De São Paulo

Fonte : Valor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.