COLHEITA – Em evento de abertura de colheita do milho Imea destaca menor produção na safra 20/21

Imea

A menor produção de milho na safra 2020/2021. Este foi um dos assuntos da palestra do superintendente do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que faz parte do Sistema Famato, Daniel Latorraca durante sua participação em painel na Abertura Nacional da Colheita do Milho 2021 – Mais Milho 2021. O evento aconteceu na manhã desta quinta-feira (22/07), em Primavera do Leste.

O Mais Milho 2021 foi promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), com apoio do Canal Rural, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) e Sindicato Rural de Primavera do Leste. Na solenidade de abertura estiveram representantes de diversos setores do agro e autoridades locais.

De acordo com Latorraca é estimada uma redução de 13,96% nos rendimentos na safra 20/21, comparado a safra 19/20, com perspectiva de colher 93,8 sc/ha, e produção de 32 milhões de toneladas, diminuição de 9,72% no mesmo período.

“Eram esperadas 36 milhões de toneladas do cereal, mas que agora devem ser colhidas cerca de 32 milhões de toneladas”, afirmou Daniel Latorraca.

O atraso na semeadura e colheita de soja, fez com que parte das áreas fossem semeadas fora da janela ideal de cultivo do cereal, que aliado a falta de chuva e incidência de cigarrinha em algumas regiões, acabaram impactando as lavouras, sobretudo, nas fases de floração e enchimento de grãos, resultando em uma menor produtividade.

Também participou do evento o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Paulicéia.

Ascom Famato

Fonte: Ascom Famato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *