Colheita do trigo avança no RS, mas produtores já contabilizam prejuízos

Segundo a Emater, baixa produtividade explica desinteresse de agricultores.
Levantamento aponta que regiões Norte e Noroeste são as mais afetadas.

Do G1 RS

Lavouras de trigo foram prejudicadas pela chuva no RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
Colheita do trigo está atrasada no RS
(Foto: Reprodução/RBS TV)

Apesar de ter avançado 7% em relação aos últimos sete dias, a colheita do trigo no estado ainda apresenta números inferiores ao que foi registrado no ano passado. Com 79% da área cultivada, os produtores rurais já estão contabilizando os prejuízos.

De acordo com a Emater, a baixa produtividade explica o desinteresse por parte dos agricultores em efetuar a colheita. Em muitos casos, o rendimento não cobre os custos de produção.

O levantamento da Emater ponta que as áreas mais afetadas ficam entre o Norte e o Noroeste. Em Santa Rosa, município que concentra 19% da produção, tem calculada uma produtividade média de 1.150 quilogramas por hectare, o que representa 60,28% menos da estimativa inicial.

Os números indicam uma produtividade média para o Rio Grande do Sul de 1.576 kg/ha, o que representa -50,18% em relação ao ano passado (3.164 kg/ha). Se comparada com a estimativa inicial, a baixa é de -42,37%. Levando em conta o balanço, produção projetada para este ano cai para 1,817 milhão de toneladas.

Fonte: G1