Colheita de laranja tende a ter leve crescimento em SP

A colheita de laranja deverá alcançar 289,6 milhões de caixas de 40,8 quilos (11,815 milhões de toneladas) em São Paulo neste ano agrícola 2013/14, conforme levantamento recém-concluído pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) e pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), órgãos vinculados à Secretaria da Agricultura do Estado. Se confirmado, o volume será 1,1% superior ao de 2012/13, mas não representará uma "supersafra".

As estimativas incluem frutas comerciais e provenientes de pomares sem expressão econômica. Também consideram perdas durante os processos de produção e de colheita. Principal Estado produtor de laranja do país, São Paulo é a base das maiores empresas exportadoras de suco de laranja brasileiro (Cutrale, Citrosuco e Louis Dreyfus Commodities), responsáveis por mais de 80% dos embarques globais da commodity.

Segundo o levantamento, os pomares ocupam 486,05 mil hectares na atual temporada, 3,5% menos que na anterior. IEA e Cati constataram um aumento no número de novas árvores plantadas, mas que não compensa a erradicação de árvores em produção comprometidas pela doença conhecida como greening.

No caso da cana-de-açúcar, o levantamento aponta para uma produção de 409,807 milhões de toneladas no ano agrícola 2013/14, 7,8% menos que no anterior. Foram estimadas retrações de 9,5% na área plantada e de 7,2% na produtividade. O quadro reflete adversidades climáticas e sugere que a crise de rentabilidade do segmento sucroalcooleiro também teve influência.

Na área de grãos, as novas estimativas confirmam uma queda na produção paulista de soja em 2013/14, por conta de problemas climáticos – 14,8%, para pouco mais de 1,6 milhão de toneladas -, um recuo de 14,4% na colheita de milho safrinha, que deverá ficar em 1,2 milhão de toneladas, e um crescimento de 16,1% na área plantada com trigo.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3586116/colheita-de-laranja-tende-ter-leve-crescimento-em-sp#ixzz34trNZQNf

Fonte: Valor | Por Fernando Lopes | De São Paulo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *