Colheita da safra verão de milho atinge 18,8% da área, segundo consultoria

Levantamento da Céleres aponta avanço de 5,3 pontos porcentuais em relação à safra passada

Adriana Franciosi

Foto: Adriana Franciosi / Agencia RBS

Consultoria aponta avanço na colheita de milho em relação à safra passada

A colheita da safra verão 2011/2012 de milho no Brasil atingiu 18,8% da área estimada na última sexta, dia 24. O número representa um avanço na semana de 3,7 pontos porcentuais, de acordo com relatório da consultoria Céleres divulgado nesta segunda, dia 27. Em relação à safra passada, o trabalho está 5,3 pontos porcentuais à frente. Os Estados onde a colheita está mais avançada são o Rio Grande do Sul, que já colheu 39%, Paraná, que retirou das lavouras cerca de 21% do milho, e Santa Catarina, que colheu 19% da área cultivada.

Em relação ao plantio da safra de inverno, os trabalhos também estão adiantados em relação ao mesmo período da safra passada. Na sexta, o cultivo atingiu 45,3% da área prevista, ante 23,9% na mesma época do ano passado, de acordo com a Céleres.

No Paraná, 25% da área foi plantada, ante 19,1% na mesma época do ano passado. “No Estado, os trabalhos de plantio em algumas regiões estão apresentando atraso em relação à safra passada, por causa da falta de chuvas. Entretanto, ao analisar a média geral da área semeada, observa-se que a situação atual é de avanço de 5,9 pontos porcentuais, em relação à safra anterior, pois em algumas regiões onde a soja foi plantada e colhida precocemente os trabalhos de semeadura do milho estão bastante avançados”, destacou a consultoria.

Em Mato Grosso, o plantio do milho safrinha atingiu 77% da área destinada ao cultivo do cereal. Segundo a empresa, os produtores do Estado querem finalizar o plantio dentro da janela ideal de semeadura, para minimizar os riscos de as plantas entrarem no período de alta necessidade hídrica justamente na época de poucas chuvas.

Fonte:  Ruralbr | Agência Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.