CNA se reúne com produtores de café conilon em Jaguaré (ES)

Brasília (14/05/2019) – O Projeto Campo Futuro, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), reuniu na terça (14), em Jaguaré (ES), produtores rurais, técnicos e pesquisadores para coletar dados dos custos de produção do café conilon.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Maciel Silva, os resultados prévios do painel apontam um aumento de 8% na produtividade, com relação ao painel realizado no ano passado. Entretanto, esse aumento foi acompanhado por altas expressivas dos custos com fertilizantes (70%) e defensivos agrícolas (6%).

“O aumento dos custos com esses insumos resultou na elevação do Custo Operacional Efetivo (COE) e no Custo Operacional Total (COT) de 20% e 18%, respectivamente. Essa alta, aliada a redução na receita de 18% em relação ao levantamento de 2018, culminou em uma margem bruta negativa de R$ 18,00 por saca de café”, disse Maciel.

O cafeicultor Jarbas Nicoli participou do encontro e afirmou que os paineis são importantes para auxiliar os produtores no gerenciamento das suas atividades e na tomada de decisão. “Com a planilha de custos nós conseguimos identificar com clareza o destino do dinheiro e gerenciar melhor as despesas”.

O levantamento contou com a participação de técnicos do Centro de Inteligência de Mercados da Universidade Federal de Lavras (CIM/UFLA).

Pecuária de Corte – A CNA também esteve nesta terça no município de Barreiras, na Bahia, em um painel de custos de produção da bovinocultura de corte, com a presença do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Painel de pecuária de corte em Barreiras (BA)

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Fonte : CNA