CLIMA – Sojicultores da Bahia terão janela de tempo seco para colher

O estado ainda possui áreas com a oleaginosa para retirar e o tempo mais firme deve facilitar os trabalhos. Confira também a previsão para outros estados!

colheita, sojaFoto: Cely Trevisan/ Prefeitura de Gaúcha do Norte-MT

O dia será marcado por chuvas em quase todos os estados, mas os volumes não serão grandes.No Sul e Sudeste os trabalhos de colheita da soja praticamente terminaram, há pouco no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas o clima não ajudará muito. Já na Bahia, que ainda tem pelo menos 30% para colher o tempo ficará firme e as colheitadeiras poderão entrar em campo.

SUL

A região Sul deve registrar chuvas nesta terça-feira, dia 23, com mais volumes em alguns estados e menos em outros. No Paraná, por exemplo, os acumulados podem chegar a 45 milímetros em Pato Branco e Francisco Beltrão. Nos municípios do Rio Grande do Sul, no entanto, a tendência é precipitações bem menores, de no máximo 9 mm, em Passo Fundo. Em Santa Catarina a situação será parecida com a do Paraná, com chuvas de no máximo 10 mm.

SUDESTE

No Sudeste as chuvas ainda predominam, espalhadas e com baixos volumes. Em São Paulo os maiores acumulados acontecem em São João da Boa Vista, com 18 mm. Em MInas Gerais a tendência é receber no máximo 10 mm, em Uberaba e Unaí.

CENTRO-OESTE

No Centro-Oeste a situação é parecida, chuvas em todos os estados, com no máximo 12 mm. Em Mato Grosso os maiores acumulados acontecem em Rondonópolis. Já em Mato Grosso do Sul é no município de Bodoquena que choverá mais.

NORDESTE

Na Bahia as chuvas começaram a rarear e a tendência é de tempo mais firme, facilitando o trabalho de colheita da soja. Vale ressaltar que essa janela não será tão curta e os produtores do estado terão tempo para terminar de retirar a soja. No Maranhão o tempo também deve ficar mais firme nos próximos dias.

NORTE

No Norte do país as chuvas seguem predominando, com volumes moderados. Só no Pará a tendência é de pancadas mais volumosas.

Por Daniel Popov, de São Paulo

Fonte : Canal Rural

Compartilhe!